10 Tendências de iluminação de casas

Os moradores precisam pensar na iluminação adequada para cada lugar da casa. Afinal, o mesmo tipo de luz que funciona bem na sala de estar nem sempre tem o mesmo efeito no quarto de casal. Cada divisão da residência tem suas necessidades e o morador deve reconhecer isso. Outro ponto importante é conhecer as novidades e tendências que estão tomando conta do mercado.
Tendências de iluminação que você precisa conhecer
O Casa e Festa selecionou 10 tendências de iluminação de casas. Confira as novidades e inspire-se:
1 – Quanto mais simples, melhor
Os projetos de iluminação abusam de simplicidade, ou seja, estão mais simples no que diz respeito às linhas, formas e curvas. Os adornos, que antes eram sinônimo de luxo e sofisticação, se tornaram desnecessários. Essa tendência se resume em usar as luzes para valorizar a arquitetura e destacar os objetos, de maneira mais suave.

(Foto: Reprodução/Pinterest)

2 – O LED que veio para ficar
Já faz algum tempo que a iluminação LED tomou conta das casas no Brasil. A grande novidade para esse ano, por sua vez, é a combinação desse sistema com as tecnologias de automação. Com o sistema de automação agindo nas lâmpadas dos ambientes sociais, quartos e outros divisões, os moradores poderão fazer economia de energia elétrica.

(Foto: Reprodução/Pinterest)

3 – Mudança de temperatura da cor
Os projetos luminotécnicos estão cada vez mais modernos. Eles são capazes de gerar uma experiência fantástica aos moradores, como é o caso da possibilidade de alterar as temperaturas de cor das luzes. Essa técnica deixa não só a decoração mais interessante, como também influencia no humor das pessoas.
Gostou da ideia de “brincar” com a temperatura das cores? Então aposte no jogo de contraste entre as cores quentes e frias.

(Foto: Reprodução/Pinterest)

4 – Rasgos de luz
Os rasgos de luz estão em alta na iluminação de ambientes. Eles funcionam bem na cozinha, na sala de estar, no quarto e em qualquer outro cômodo da casa. O projeto que valoriza essa tendência cria uma abertura no teto com gesso, formando uma espécie de desenho. Nesse rasgo, coloca-se fitas de LED para iluminar o espaço e deixa-lo com uma aparência clean. As tradicionais lâmpadas estão sendo substituídas por esse sistema de iluminação direta.

(Foto: Reprodução/Pinterest)

5 – Iluminação focada
Quer deixar o ambiente mais sofisticado? Então considere trabalhar com iluminação focada. Nesse caso, ao invés de criar um único ponto de luz que ilumina todo o espaço, o morador aposta em lâmpadas embutidas em pontos estratégicos. Esse tipo de luz é perfeito para quem deseja destacar algum objeto, quadro ou nicho na decoração.

(Foto: Reprodução/Pinterest)

6 – Iluminação difusa
Ao planejar a iluminação difusa de um determinado cômodo, lembre-se de apostar numa luminária com design charmoso e coerente com o estilo da decoração predominante. Se a decoração do ambiente for clássica, opte por um lustre de cristais. Por outro lado, um ambiente moderno pede uma luminária clean e minimalista.

(Foto: Reprodução/Pinterest)

7 – Luminárias industriais feitas em cobre
estilo industrial está em alta. Ele influencia não só os móveis e objetos decorativos, mas também a iluminação das casas. Ao montar o projeto, considere a possibilidade de usar as luminárias industriais feitas em cobre. Essas peças, que abusam de formas retilíneas, curvas e angulares, transformam completamente o visual do quarto ou da sala de estar, criando um incrível jogo de luz e sombra.

(Foto: Reprodução/Pinterest)

8 – Trilhos de spots
Você quer deixar a iluminação da casa mais moderna, porém, sem gastar muito dinheiro? Então use os trilhos de spots. Esse sistema é barato, não exige obra e permite direcionar as luzes para onde desejar. Portanto, se você mudar um móvel ou objeto de lugar, não terá que alterar o sistema de iluminação.

(Foto: Reprodução/Pinterest)

9 – Entrada de luz natural
Favorecer a entrada de luz natural é uma tendência de iluminação. Para fazer isso, vale a pena apostar em grandes janelas de vidro ou mesmo na madeira vazada.

(Foto: Reprodução/Pinterest)

10 – Iluminação quente e fria
Para não sofrer com cansaço e dores de cabeça, os moradores devem fazer bom uso das luzes quentes e frias. A iluminação quente, que tem uma cor mais amarelada, é indicada para espaços de bem-estar, descanso e relaxamento. Por outro lado, a iluminação fria é perfeita para aumentar a concentração e destacar tanto a definição das cores quanto as texturas.

(Foto: Reprodução/Pinterest)

(Foto: Reprodução/Pinterest)

E então: gostou das tendências de iluminação de casa? Deixe um comentário.

 

 

Fonte e credibilidade: https://casaefesta.com/tendencias-de-iluminacao-de-casas/