18 Dicas de Decoração com Pendentes e Lustres para Sala

Eu costumo dizer que a decoração pode ser incrível, que você pode ter gastado horrores, contratado o melhor profissional, usado peças elegantes…Mas se tudo isso estiver mal iluminado, é dinheiro e energia jogados fora.

É importante pensar em todos os fatores que vão influenciar nessa iluminação. Falo tanto dos lustres e pendentes, como também das divisórias encontradas em sua residência.

A Cerâmica Burguina, fabricante de produtos em cerâmica para decoração lançou no início de 2017 uma linha de cobogós esmaltados. O legal destes produtos é a possibilidade da entrada de iluminação de fontes externas, ou ainda entre os ambientes dentro da casa. Quero deixar aqui um recomendação de um post do blog da empresa que fala sobre divisórias de ambientes. Lá você encontra diversos exemplos de divisórias vazadas pra deixar a iluminação da sua incrível.

Mas vamos direto ao ponto agora! Preparamos este post com dicas para você decorar sua casa e saber como usar a iluminação a seu favor! Daremos destaque para a decoração com pendentes e lustres para sala.

lustre para sala

Fonte: Site Só fotos

A iluminação é um recurso poderosíssimo de valorização do espaço, de móveis, de objetos, de cenários que vão compor seu ambiente. Sem iluminação, na maioria das  vezes, desmerecemos o esforço dedicado à decoração.

Iluminar é uma ação especificamente funcional, seja uma iluminação difusa ou focada, de forma que para isso encontraremos ampla variedade de peças no mercado. São luminárias, spots, embutidos, refletores, plafons… e, dentre eles, algumas peças são super desejadas pelas pessoas quando vão decorar suas casas: os lustres e pendentes.

lustre para sala

Fonte: Site Morarkallas

A cada projeto que produzimos em nosso escritório, eu observo muito a expectativa que os clientes têm em relação a esses objetos. É uma espécie de fetiche da casa, elemento tão importante que, para muitos, simboliza ascensão social, territorialização e pertencimento ao espaço. E o interessante é que esta peça pode falar muito sobre quem você é, sobre seu estilo, sobre seus modos de vida e comportamento.

Inicialmente, os lustres eram candelabros pendentes de diferentes tamanhos, materiais e acabamentos. As velas acomodadas neles iluminavam todos os ambientes da época e não só a mesa de jantar, como é hoje habitualmente utilizado. Basta uma rápida consulta às figuras e imagens dos livros de História e lá estarão diversos tipos de lustres, reluzentes, brilhantes como o próprio nome diz. Alguns, icônicos, como este da Ópera de Paris, já fizeram parte de narrativas bem conhecidas como “O Fantasma da Ópera.

lustre

Fonte: Blog do bilhete premiado

Não por acaso, eles foram utilizados pela realeza e pela futura classe burguesa em castelos, palácios e palacetes. Mas uma versão de candelabro mais simples, menos sofisticados (que eu, particularmente, acho lindo), também existia nos casebres, nos porões, nas senzalas e na casa dos operários do período industrial. Só que eles não podiam ser chamados de lustres porque não reluziam, não eram feitos de nobres cristais e não tinham o brilho característico dos lustres monárquicos e burgueses.

O interessante é observar como os lustres e pendentes viraram protagonistas da decoração, tanto em ambientes comerciais quanto residenciais. Eles, além de iluminar, revelam o estilo do local, trazem aconchego, decoram o espaço.

Com o advento da lâmpada elétrica e, posteriormente, a evolução luminotécnica, os tradicionais lustres tomaram também outras formas e roupagens. Da mesma forma, os candelabros mais simples adquiriram outros desenhos e pertencem a uma família bem grande de pendentes pra todos os gostos. Assim, todas as dicas onde utilizaremos o termo pendente aqui é para diferenciar do lustre, como explicaremos logo mais.

Então vamos nessa? Vamos explorar agora, um pouco desse universo, através das dezoito dicas de pendentes e lustres para sala.

lustres para sala

Fonte: Site falkartedecoracao

1 – Lustres Clássicos

Os lustres clássicos tradicionais são aqueles com a tipologia de um candelabro pendente, porém são iluminados com lâmpadas elétricas, normalmente as tipo “velas”. Normalmente eles são utilizados em hall de entrada, salas de estar e jantar. Mas podem também aparecer em outros ambientes de acordo com a proposta. Fique atento à volumetria, ao tamanho do lustre em relação ao ambiente onde este será utilizado. É muito importante que exista uma proporção equilibrada com o espaço onde ele será instalado. Uma dica útil é você verificar quantos braços o lustre possui e visualizá-lo no local onde pretende inseri-lo, observando se a iluminação será adequada, se ele não está muito grande ou pequeno para o ambiente. Em algumas situações você até pode usar mais de um lustre no mesmo ambiente.

lustre classico

Fonte: Site Mariapiacasa

lustres classicos

Fonte: 4.bp.blogspot

2 – Lustres para Sala Repaginados

São os lustres para sala clássicos já apresentados e conhecidos com uma roupagem um pouco mais informal, ousada ou até mesmo uma releitura dos objetos convencionais. Se você não quer deixar seu espaço com uma cara muito palaciana, mas tem um pezinho no clássico, aí está uma ótima opção.

lustre moderno

Fonte: Site Jmjarquitetura

lustre moderno

Fonte: Folhaweb

3 – Lustres de Cristal para Sala de Estar

Sejam eles clássicos ou modernos, lustres de cristal não são os mais utilizados em salas de estar como são nas salas de jantar, mas fica a dica para aqueles que pretendem uma decoração menos óbvia. É possível sim usá-los no living como um elemento central, especialmente se você tiver um pé direito alto, ou até mesmo numa composição lateral.

lustre de cristal

Fonte: Site s-media-cache-ak0.pinimg.com

lustre de cristal

Fonte: Site Casaeconstrucao

4 – Lustres de Cristal para Sala de Jantar

Lustres para sala de jantar com detalhes em cristal são ditos como os “queridinhos” deste ambiente. São sempre bem vindos neste espaço, porque além de setorizar o ambiente, normalmente dão aquele ar agradável ao local. Muito cuidado na hora de comprar as lâmpadas! Fluorescentes nem pensar, prefiram as lâmpadas quentes, amarelas, mesmo que sejam LED. E não se prendam ao cristal incolor, olha este em cristal egípcio preto que usamos na decoração étnica da casa de uma senhora.

lustre de cristal em sala de jantar
lustre de cristal em sala de jantar

Mas se você achou demais, muita informação, tem também este claro, com um visual bem mais leve:

lustre de cristal em sala de jantar

Fonte: Site Revistaimoveis

5 Lustres para Sala Pequena

Você pode estar se perguntando: “será que exitem opções de lustres para sala pequena”? Fique tranquilo, eles existem! Apenas tome os devidos cuidados para não usar uma peça grande demais para sua sala pequena. Procure por peças mais discretas, menores, sejam para salas de jantar, TV ou estar.

lustre para sala pequena

Fonte: Site ssl-static.westwing

lustre para sala pequena

Fonte: Site aptodecoradopequeno

lustre para sala pequena

Fonte: Site Lustreeluminaria

lustre para sala pequena

Fonte: Site Colombo

6 Lustres Modernos para a Sala de Jantar

Se você é daqueles que faz questão do lustre na sala de jantar mas não é muito adepto dos convencionais, temos uma seleção de lustres modernos que pode deixar o ambiente mais jovial. Dá uma olhada nestes aqui:

lustre moderno para sala de jantar
lustre moderno para sala de jantar

Fonte: Site Vidaeestilo

Mas se preferir algo mais trabalhado, que tal este que utilizamos na decoração residencial desta chácara? Os clientes queriam algo diferente e eu escolhi esta que eles adoraram. A peça é feita de vidro soprado artesanalmente.

Fotos: Alessandro Escher

lustre moderno
lustre moderno para sala de jantar

7 Pendentes

Para deixar clara a diferença entre um lustre e um pendente, temos uma regrinha fácil: “todo lustre é um pendente, mas nem todo pendente é um lustre”. Os pendentes em geral não podem ser denominados como lustres, porque para isso eles devem ter o brilho característico de materiais como vidro, metais, elementos polidos e cristais, tradicionalmente utilizado na constituição dos lustres. Então, os pendentes podem ser tudo, inclusive lustres, de diferentes materiais, com aplicações de infinitas possibilidades. Eu adoro utilizar pendentes de tudo quanto é jeito! E a sugestão geral para o uso deles é “brincar” com a verticalidade do espaço, sair um pouco da planta baixa gravitacional e colocar as coisas para cima, voando. Certamente, sua decoração vai ficar bem mais interessante com esses elementos. Vejam:

pendentes

Fonte: Site Cdn.limaonagua

pendentes

Fonte: Site Casaeconstrucao

8 Pendentes Escultóricos

Como vocês já viram acima, os pendentes tem um “quê” de escultura, uns mais, outros menos. E se você puder explorar o aspecto escultórico dos elementos na decoração, está aí uma dica de usar o pendente como uma escultura.

Veja o que fizemos na decoração deste apartamento no litoral paulista utilizando um pendente fixo ao teto.

pendente
pendente

9 Pendentes Modernos

Ousados, irreverentes, limpos e com a proposta de inovar o espaço, os pendentes modernos vão trazer iluminação e praticidade à decoração, mantendo uma linguagem apurada e inovadora. Procure selecionar um pendente clean dentro desta proposta para que o espaço mantenha o visual moderno.

pendente moderno

Fonte: Site Dicasedecor

pendentes

Fonte: 4.bp.blogspot

10 Pendentes Contemporâneos

Há uma variedade de pendentes produzidos atualmente. E se você quer deixar seu espaço antenado, a dica é utilizá-los compondo com a decoração e com as cores, assim como fizemos com este pendente de acrílico preto neste apartamento de um jovem solteiro.

pendente

Foto: Gianclaudio Biancuzzi

Mas se você quer um toque contemporâneo mais neutro, que tal este?

pendentes

Fonte: Pinterest

11 Pendentes em Áreas de Trabalho

Outra situação possível e pouco utilizada são os pendentes como iluminação para áreas de trabalho. Muito cuidado com o uso de lâmpadas que podem esquentar demais, principalmente se o uso for constante. E não se esqueça de localizar bem o ponto para que a luz não projete sombra.

pendente

Fonte: Site Monture

pendente no aparador

Fonte: Site Revistasuacasa

12 Lustres e Pendentes para Banheiro

Você já pensou que estas peças ficam igualmente elegantes em banheiros? Pois sim! Os lustres e pendentes tem sido cada vez mais utilizados em banheiros, principalmente nos lavabos que estão cada vez mais decorados. Desta, forma, é importante verificar as condições de uso do espaço. Caso sejam muito utilizados, procure se informar bem sobre o material que compõe a peça para se certificar se ele reage com a umidade destas áreas ou se tem algo que possa oxidar / enferrujar.

pendentes em banheiros

Fonte: Site Regalitainteriores

13 Pendentes e Lustres para Sala em Bancadas e Aparadores

Uma dica importante que não poderíamos esquecer são os lustres e pendentes em bancadas, até mesmo para fugir do uso convencional destas peças em ambientes de jantar e estar. Você pode utilizar um ou vários de acordo com o efeito desejado. Pode também centralizar ou deslocar para um dos cantos.

pendentes no aparador

Fonte: Site Mulher.uol

pendente no aparador

Fonte: 3.bp.blogspot

14 Lustres e Pendentes para Quartos de Criança

É muito comum nos últimos dez anos o uso de pendentes e lustres em quartos infantis. Além de complementar o decor, é possível usar temas, cores e motivos alusivos à decoração proposta. Olha só:

pendentes para quarto de bebe

Fonte: Site Soloinfantil

pendente para quarto de bebe

Fonte: Site Quartodebebe

15 Lustres e Pendentes para Quartos

Não só em quartos infantis os lustres e pendentes podem se encaixar. Como eu sempre digo, em decoração pode tudo! Especialmente se você gostar e quiser muito. Experimente levar estas peças também para o quarto e você vai ver que efeito mais gostoso. Minha dica para estes ambientes é colocar um dimmer  , que permitirá o controle de intensidade da luz.

lustre para quarto

Fonte: Site Acasadasgurias

lustre para quarto

Fonte: Site Stefanimiranda

16 Lustres e Pendentes Baratos

Que tal colocar a mão na massa e produzir você mesmo o seu lustre ou o seu pendente? Este redondo, de barbante, tem até um tutorial onde você aprenderá a confeccioná-lo. Use a imaginação, pinte, tinja e deixe sua decoração atraente. Segue o link: Faça Você Mesmo

pendente barato
pendente barato

Fonte: Site Catracalivre

Caso você não queira se arriscar a montar a peça, também indicamos este com garrafas reaproveitadas. Use a imaginação e crie. Um bom eletricista vai saber executá-lo.

lustre ecologico

Fonte: Blog Tribunadonorte

17 Lustres e Pendentes Ecológicos / Sustentáveis

Já que estamos falando de garrafas e lustres baratos, vamos aproveitar para dar outras ideias, tão ecológicas e sustentáveis que sua casa vai ter a cara do futuro, da conscientização e da cidadania.  E se você preferir ser minimalista neste aspecto, que tal assumir o soquete, as lâmpadas e os fios? Simples assim:

lustre ecologico

Fonte: Site Gabriellewarren

lustre para quarto

Fonte: Site Mulher.uol

18 Lustres e Pendentes Rústicos

Quando fomos procurados para decorar essa casa com cara de praia, demos de cara com esses lustres que já tinham sido adquiridos. São cinco diferentes, que se arranjam perfeitamente com a arquitetura projetada por Adriana Lucente, que permitiram integrar living e jantar numa composição cheia de personalidade.

pendente rustico
pendente rustico

Fotos: GianClaudio Biancuzzi

Espero que tenham gostado do post. O tema principal foi falar sobre pendentes e lustres para sala, mas acabamos expandindo um pouco mais para outros ambientes.

Se você não viu, na semana passada escrevi um post com muitas ideias e dicas sobre Decoração com Espelhos, vale a pena dar uma olhada.

Fonte e credibilidade: http://www.ceramicaburguina.com.br/salas/pendentes-e-lustres-para-sala/