Ei, você que é síndico(a) de prédio, já parou para pensar que talvez a segurança do seu prédio esteja em risco (e eu não estou nem falando de violência urbana!)? Sim, é isso mesmo que você leu! Se não estou falando de violência urbana, então do que eu estou falando, você deve estar se perguntando.

Caro(a) sindíco(a), estou falando da parte elétrica do seu prédio – mais
especificamente, do padrão de entrada e conjunto de medidores do local. O padrão de entrada corresponde a toda parte de fornecimento da concessionária de energia local até o disjuntor geral de proteção do prédio e é muito importante garantir que tanto o padrão, quanto os medidores – popularmente chamados de “relógios” – e cabos de conexões dos mesmos estejam dentro dos padrões atuais da concessionária de energia local.
Talvez agora você esteja preocupado(a), se perguntando se essa adequação é obrigatória e o fato de que seu quadro de medidores (ou padrão de medidores, usando o termo técnico) não estar de acordo com os padrões atuais possa gerar algum tipo de multa para você. A resposta é não: tal adequação não é obrigatória – pelo menos não até que haja algum tipo de evento crítico, como um curto-circuito na rede, que faça a concessionária local obrigá-lo(a) a reformar seu padrão – e a escolha pela não adequação não gera qualquer tipo de dívida para o condomínio ou prédio.
Contudo, é altamente recomendável que você opte por fazer uma reforma de padrão, ou seja, caso seus medidores sejam muito antigos e o cabeamento também, que você faça um projeto que contemple a renovação do seu quadro de medidores e do cabeamento do mesmo, substituindo todos eles por novos medidores e cabos, feitos com materiais mais resistentes e menos suscetíveis a riscos como curto-circuitos ou elevação de temperatura. Os padrões antigos, em geral, não conseguem mais atender com excelência à demanda dos clientes – visto que muitos, ao longo dos anos, solicitam aumento de carga (mudando seu relógio, por exemplo, de monofásico para trifásico) –,além de serem feitos com materiais menos resistentes ou obsoletos no mercado elétrico.
Portanto, não deixe para pensar na segurança do seu condomínio ou prédio
apenas quando o pior acontecer. Se antecipe ao problema: contrate um profissional qualificado para fazer seu projeto e execução.
Fonte e credibilidade: https://teslajunior.com.br/?p=1516