As diferenças entre as tensões de 110, 220 e 380 volts

No Brasil, quando falamos sobre tensão elétrica e seus níveis, temos uma diversidade no assunto, pois há diferentes tensões em determinados lugares, inclusive há cidades que recebem até três níveis de tensão diferentes.

Trata-se de tensão elétrica, a força que empurra a corrente elétrica, mais conhecida como voltagem (v). Para que entendamos melhor é preciso saber mais sobre a corrente elétrica, que é o movimento ordenado dos elétrons, e para que haja movimento é necessária uma força, essa força é a tensão elétrica.

A tensão elétrica também é conhecida como diferença de potencial (ddp), mas por que ela é conhecida assim?

Usando como exemplo uma bateria. Possui dois pólos, um positivo (+) e um negativo (-), os polos possuem uma diferença de potencial, ou seja, o número de elétrons em um é maior que no outro.

Ligamos então essa bateria há uma lâmpada (receptor), a tensão elétrica vai fazer com que os elétrons dos dois pólos se movimentem gerando corrente elétrica e assim acendendo a lâmpada.

Tensão: exemplo de circuito elétrico básico
Tensão: exemplo de circuito elétrico básico

Fonte: VivaDecora

No Brasil, temos como predominante três tipos de tensões, 110 volts, 220 volts e 380 volts, cada cidade possui sua tensão. Temos essa diferença devido a um padrão não estabelecido acerca da tensão no Brasil, quando as companhias de energia se estabeleceram em diferentes regiões do país, elas adotaram o sistema de voltagem do país ao qual vieram.

  • 110v: Quando falamos sobre tensão no Brasil ouvimos falar sobre a tensão de 127v e não de 110v, isso se dá pelo fato de que as concessionárias de energia elétrica no Brasil entraram em um consenso e padronizaram a tensão 127v que tem uma mínima de 116v e máxima de 133v. Atenta-se então ao uso de equipamentos de 110v que ao ser ligado em uma tensão de 127v podem superaquecer e causar algum tipo de acidente, pois a tensão é maior.
  • 220v: Trata-se de uma associação entre duas fases de 127v. Como o sistema de distribuição é composto por três fases de 127v (trifásico), 220v é o resultado de 127v vezes 1,73 que é a raiz quadrada de 3 (número de fases). Com a tensão mínima de 201v e máxima de 231v.
  • 380v: Em um sistema trifásico de 380v se pegarmos uma fase e neutro obtemos 220v e se medirmos duas fases obtemos 380v. A fórmula utilizada é: a tensão de linha da rede trifásica dividida pela raiz de 3; com a tensão mínima 348v e máxima de 396 v.

Principais diferenças entre as tensões

  • Instalação elétrica e dimensionamento dos componentes.
  • Calibre dos fios que vão transportar as energias.
  • Tensão de aparelhos.

Desse modo pode-se notar que são poucas as diferenças entre as tensões, já que é levado em conta a potência de determinado aparelho, pois apesar das tensões serem diferentes o consumo de energia será o mesmo, mas precisamos estar sempre atentos a tensão que cada aparelho suporta para evitar qualquer tipo de acidente. É aconselhado que sejam adquiridos aparelhos que suportam tensões diferentes.

Diante de todas as informações apresentadas, o site da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) disponibiliza uma rápida consulta caso você tenha dúvida de qual é a voltagem predominante em sua cidade.

Fonte e credibilidade: https://www.eolosjr.com/post/as-diferen%C3%A7as-entre-as-tens%C3%B5es-de-110-220-e-380-volts