Atestado Das Instalações Elétricas

Com o objetivo de eliminar os riscos de incêndios e acidentes com a rede elétrica interna, os órgãos competentes do governo determina o cumprimento de uma lista de normativas regulamentadoras nas instalações elétricas de imóveis residenciais ou comerciais.

Atestado Das Instalações Elétricas

Uma das documentações necessárias para esse cumprimento de leis e normas é o atestado das instalações elétricas ou também chamado de atestado de conformidade das instalações elétricas que é obtido depois da edificação ser inspecionada e verificados diversos pontos cruciais para prevenir contra incêndios.

O que são avaliados durante a inspeção?

No momento da liberação do atestado das instalações elétricas são levados em conta fatores importantes para a configuração dos equipamentos elétricos e sua avaliação, como, tipo de ocupação terá aquele espaço, a atividade que será exercida nele, a demanda, entrada e alimentação de energia, entre outros. Afinal, a configuração de rede elétrica para um comércio, por exemplo, é diferente de uma indústria e são essas particularidades que devem ser levadas em conta.

No momento da vistoria para o atestado das instalações elétricas são avaliados itens, como:

  • Medidas de proteção contra choques elétricos e efeitos térmicos;
  • Seleção, instalação e ajuste de linhas elétricas;
  • Ajuste e localização de dispositivos de proteção;
  • Identificação dos itens;
  • Presença de sinalizações, advertências necessárias e instruções;
  • Acessibilidade;
  • Entre outros.

Todas as instalações de dispositivos de proteção são previstos em normas de acordo com o tipo de edificação. Esses recursos são necessários para acabar com os riscos de curto circuito, choques elétricos e princípio de incêndio e assim, conseguir obter o atestado das instalações elétricas.

As instalações elétricas do imóvel devem estar em conformidade com a NBR 5410 da ABNT e assim, ter a aprovação no atestado das instalações elétricas.

atestado das instalações elétricas é uma exigência do CONTRU (Departamento de Controle de Uso de Imóveis) e do Corpo de Bombeiros para a aprovação do AVCB – Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros.

Quais imóveis precisam de atestado das instalações elétricas?

De modo geral, edificações que terão movimentação de usuários, como, indústrias, fábricas, comércios, residências, galpões, salões e depósitos para diversos fins, edificações de atendimento ao público, condomínios residenciais, edificações escolares, entre outros.

Qual a melhor empresa para emitir o atestado das instalações elétricas?

Escolher um prestador de serviços que reúna qualidade, expertise e eficiência é muito importante para qualquer área, mas quando o assunto é adequação a normas e prevenção de incêndios se torna mais importante.

Fonte e credibilidade: http://www.totaleletrica.com.br/atestado-das-instalacoes-eletricas