O que é sistema de aterramento TNC? O que é sistema de aterramento TN-C-S? Como fazer aterramento? Quando o assunto é instalação elétrica residencial, um dos equipamentos que mais gera dúvida é o chuveiro, principalmente sobre o aterramento do circuito do chuveiro. Onde ligar o fio terra do chuveiro? Fazer o aterramento do chuveiro é uma das dúvidas mais comuns que encontramos e é sobre a forma de ligação correta do aterramento de chuveiro elétrico que vamos falar neste artigo, saiba qual sistema usar e não usar, entenda todos riscos e veja o que a norma diz sobre aterramento, vamos lá pessoal!
Aterramento do chuveiro: Como fazer?
Uma das perguntas mais comuns é sobre o uso do aterramento do chuveiro junto com o neutro, ou seja, em muitos casos o neutro aterrado é usado para o aterramento do chuveiro, isso é certo?

A norma NBR5410 tem um capítulo inteiro dedicado ao aterramento, mas mesmo assim para muitos eletricistas, o aterramento ainda é um assunto extremamente complicado. Existem tipos diferentes de aterramento e a escolha do tipo de aterramento determina quais são as medidas a serem tomadas para a proteção das pessoas contra contatos indiretos.
As concessionárias exigem que o neutro seja aterrado na entrada da instalação e esta ideia de aterrar o chuveiro usando o neutro vem justamente do neutro ser aterrado pela concessionária, fazendo com que muitos eletricistas entendam que é a mesma coisa, mas não é!
Aterrar o chuveiro diretamente do cabo de neutro do próprio circuito do chuveiro caracteriza o uso de um sistema de aterramento TNC, este sistema de aterramento é proibido para circuitos com cabos menores que 10mm² e também para circuitos de equipamentos portáteis. A norma deixa bem claro que não se deve usar este método de aterramento.
Aterramento do chuveiro: Quais os riscos?
O maior risco de utilizar o sistema de aterramento TNC é quanto a perda do neutro da instalação, neste caso o cabo fase perde a referência de neutro e tanto o cabo de neutro como o de terra que estão neste ponto, passam a ser um cabo de fase, ou seja, energiza os cabos de neutro até o ponto rompido e como o cabo do terra dentro do chuveiro está em contato com a água, ela passa a ficar com potencial direto e a pessoas que tomarem banho nesta situação podem sofrer um choque elétrico.
A resistência é basicamente um curto controlado entre fase e neutro. E com o neutro rompido, quando o chuveiro for ligado toda massa de equipamento ligada ao sistema de aterramento vai ficar energizada. Portanto, a forma correta de ligação é um cabo de aterramento vindo do barramento de terra do quadro até o chuveiro, assim como mostra na imagem abaixo.

Aterramento do chuveiro: Cuidados especiais!
Para a instalação correta do chuveiro alguns cuidados devem ser tomados, o principal é desligar a chave geral do chuveiro. Como foi dito, existem vários tipos de aterramento e cada um tem utilizações e cuidados específicos diferentes, é muito importante estudar cada método antes de instalar. A instalação incorreta dos cabos do chuveiro pode causar sobreaquecimento dos cabos e conexões. Em caso de neutro interrompido, várias anomalias na instalação elétrica podem ser notadas como por exemplo, cabos energizados. Sendo assim, é indispensável que todos os circuitos tenham o seu cabo de aterramento independente partindo do mesmo barramento de terra.
Fonte e credibilidade: https://www.mundodaeletrica.com.br/chuveiro-com-fio-terra-no-neutro-pode/