Como dimensionar disjuntor trifásico em um projeto elétrico?

Como dimensionar disjuntor trifásico em um projeto elétrico?

Hoje vamos te mostrar na prática como dimensionar um disjuntor trifásico em um projeto elétrico! 

Vamos lá! 

Descobrir a corrente do circuito a ser dimensionado

A primeira coisa a se fazer é descobrir a corrente do circuito através da potência do mesmo! 

É importante salientar alguns conceitos: 

1 – Trabalhar com a potência em VA é mais adequado e para isso é necessário saber o fator de potência do circuito em questão, seguindo a equação: P(VA) = P(W)/FP, onde P é a potência e FP é o fator de potência.

2 – Sabendo a potência em VA para o circuito trifásico, seguimos a seguinte equação: I(A) = P(VA) / (V*raiz(3)) onde V é a tensão fase-fase do seu estado, por exemplo, caso sua tensão for 127/220V, teríamos a equação no denominador [220*raiz(3)]. 

3 – Seguindo esses passos temos a corrente do nosso circuito trifásico que chamaremos de In.

Saber qual a capacidade de condução de corrente real do cabo do circuito

O segundo passo que temos que ter em mente é qual a capacidade de condução de corrente real do cabo do meu circuito, seguindo os seguintes passos.

1 – Sabendo a área da seção transversal do cabo do circuito que quero calcular, verificar na tabela 36 ou 37 da NBR 5410:2004 qual a corrente que o mesmo irá conduzir (lembrando que a consulta da tabela depende basicamente se seu cabo é trifásico, bifásico ou monofásico, PVC ou XLPE).

2 – Consultar a tabela 42 da NBR 5410:2004 para ter em mente o fator de agrupamento do circuito. Assim, multiplico o mesmo pela capacidade de corrente verificada na tabela 36 ou 37, desse modo, obtenho a capacidade de condução de corrente real que chamaremos de Ir.

Dimensionar o disjuntor

Sabendo a corrente nominal do circuito (In) e a capacidade de corrente real (Ir), chegamos que a corrente do disjuntor (Id) será: In<Id<Ir.

Como exemplo da sentença acima podemos chegar que: se meu circuito for um chuveiro elétrico cuja corrente nominal for 29,5A e o cabo do meu circuito for de 6mm² monofásico de PVC, conduzindo 41A com agrupamento de 1, logo o Ir é 41A, temos 29,5<Id<41. 

Desse modo, podemos dimensionar a corrente do meu disjuntor como 32A, curva B. Isso mesmo, não esqueça da curva de atuação. Nesse caso escolhemos curva B por que não há corrente de partida alta no meu circuito (já que o mesmo é um chuveiro elétrico, com caráter, é claro, totalmente resistivo).

Fonte e credibilidade: https://engfam.com.br/disjuntor-trifasico-em-um-projeto-eletrico/