Como funciona um Relé Falta de Fase

Quando ligamos um motor elétrico trifásico, temos três fases alimentando esse motor. Caso ocorra algum problema, e uma fase deixe de alimentar o motor, ficando com apenas duas fases, o motor vai queimar. Para garantir que a carga em um sistema trifásico esteja sempre sendo alimentada por todas as três fases, foi criado o relé falta de fase. Assim, ao identificar uma anomalia na rede elétrica, o relé desarma o circuito protegendo o que estiver em operação.

O relé falta de fase é muito importante para motores trifásicos, já que, se acontecer de um motor operar faltando uma fase, ele queimará. Assim, o componente é primordial para garantir a segurança de motores elétricos trifásicos.

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Exemplar de um relé falta de fase

O relé falta de fase é mais um dos componentes que vão ser amplamente vistos em comandos elétricos, muito importante para o desenvolvimento de um painel de comando.

Funcionamento do Relé Falta de Fase

Ele possui três entradas L1, L2 e L3 que recebem as fases. A partir do momento que essas entradas são energizadas, o relé comuta. Caso haja uma falha o relé vai desarmar.

Essa falha pode ser falta de fase, tensão acima ou abaixo do normal, ou até mesmo falta de similaridade no angulo de uma das fases.

O relé falta de fase também deve possuir um contato NA e um contato NF. Eles comutam junto com os contatos das três fases. Esses contatos podem ser usados para ligar as bobinas do contator principal ou para ligar sinalizadores. Assim, eles indicariam possíveis falhas no circuito, quando o relé é desarmado.

Assim, o relé falta de fase possui LEDs em sua parte frontal indicando se ele está energizado e se está comutado.

Ajuste de sensibilidade

Na frente do relé também é encontrado um trimmer, para efetuar o ajuste de sensibilidade.

Esse ajuste serve para identificar quando ocorre uma variação na tensão elétrica da rede, e o relé estar apto a desarmar nessa ocasião.

Dessa forma, para o ajuste de sensibilidade, basta energizar o relé, e girar o trimmer em sentido horário, lentamente, até que o relé desarme. Nesse ponto, volte um pouco, girando no sentido anti-horário, até que o relé seja ativado novamente. Portanto, esse é o ponto certo que você deve deixar para que o relé esteja ajustado.

Fonte e credibilidade: https://athoselectronics.com/rele-falta-de-fase/