Como funciona uma lâmpada incandescente?

A lâmpada talvez se configure como uma das mais simples invenções geradas a partir da eletricidade e com certeza está entre as mais importantes, pois possibilitou ao ser humano transformar a escuridão da noite em um período utilizável para o trabalho e mesmo para o lazer. Não que antes não houvesse a luz das lamparinas mas a qualidade e conforto possíveis através da luz de uma lâmpada é inquestionável.

A passagem de corrente elétrica por um material que oferece uma resistência a esta passagem gera calor, alguns materiais aquecem em tamanha quantidade que emitem luz, este é o segredo da lâmpada incandescente.

Thomas Edison leva todo o crédito pela invenção, mas antes dele pelo menos 21 outros cientistas já haviam conseguido luz através do efeito joule. A grande contribuição de Thomas Edison foi descobrir melhores ligas metálicas que resistissem a queima devido a grande temperatura. Edison leva o crédito pela lâmpada por ter sido ele a descobrir uma liga que pudesse transformar a lâmpada em material comercial pois as ligas anteriores na melhor das hipóteses duravam algumas horas.

Thomas Alva Edison

Thomas Edison e suas lâmpadas incandescente

 

Outro ponto importante da lâmpada é que no interior do vidro não pode haver oxigênio, este é o grande vilão da lâmpada incandescente pois havendo oxigênio no interior do vidro acontece a combustão do filamento metálico, literalmente ele se queima, e daí vem a expressão a lâmpada queimou, quando na verdade o filamento se rompeu. Atualmente se usa um filamento de tungstênio que suporta temperaturas de aproximadamente 3400 ºC. A temperatura no interior de uma lâmpada é de aproximadamente 3000 ºC.

Existe o entendimento que a lâmpada incandescente está com seus dias contados, uma invenção tão revolucionária hoje em dia é considerada uma vilã do consumo de eletricidade pois a quantidade de luz emitida é muito pouca pela quantidade de energia que a mesma consome, 80% desta energia vai para o calor gerado no processo e apenas 20% para a sua função principal que é iluminar.

É possível simular uma lâmpada incandescente com materiais simples. Um simples grafite de lapiseira, de 0,5mm de diâmetro é o nosso filamento ideal para esta lâmpada. Precisaremos também de dois cabos conectados a uma garra tipo jacaré. Como esse grafiti vai esquentar muito devemos prender os jacarés em algum material resistente a esta temperatura.

Uma fonte de 12v  foi usada nesta experiencia como fonte de tensão mas pode ser substituído por uma associação de pilhas em série. Lembre-se que a temperatura será alta então todo cuidado ao fazer esta experiência.

 

 

Fonte e credibilidade: https://www.mundodaeletrica.com.br/como-funciona-uma-lampada-incandescente/