Como Instalar o Chuveiro Elétrico conforme a Norma NBR 5410 Parte Elétrica

Vamos aprender neste artigo a como Como Instalar o Chuveiro Elétrico conforme a Norma NBR 5410 – Parte Elétrica.

Instalar um chuveiro não é muito difícil, mas algo de extrema importância que deve ser levado muito a sério e que todos os eletricistas residenciais devem saber realizar sem problemas.

Vamos supor aqui que o chuveiro já está conectado com a parte hidráulica, beleza?

Temos que pensar também se a instalação suporta esse chuveiro que iremos instalar. Para isso, vamos fazer o seguinte cálculo: 

A potência do chuveiro dividido pela tensão, iremos ter a corrente elétrica.

Exemplo: Chuveiro de 5500W em uma instalação 220V.

5500W/220V = 25 A

Então esse chuveiro exige 25A na sua capacidade total, logo os cabos devem suportar 25A e o disjuntor também deve suportar essa corrente. 

Normalmente em 220V, colocamos condutores de 6mm² e o chuveiro de 32A. Mas é claro que vai depender da potência do seu chuveiro.

Caso a potência for maior que a instalação suporta, você irá precisar trocar de chuveiro com uma potência menor ou mesmo trocar sua instalação para suportar a potência do chuveiro.

Ok, depois da parte hidráulica tiver sido instalada, temos que instalar os três condutores elétricos que saem do chuveiro, o condutor terra, o neutro e o fase.

Isso se for uma instalação monofásica 220V, correto? Se for 220V fase-fase, você vai instalar o terra e os dois condutores fase.

E temos os três condutores que chegam até o ponto do chuveiro.

Como instalar o chuveiro elétrico?

Então temos três condutores para emendarmos, basta você fazer a emenda diretamente e depois passar uma fita de alta fusão e assim o chuveiro estará ligado.

Você também pode utilizar conectores, como o de porcelana, de torção e o WAGO, como exemplos, só preste atenção a corrente suportada por cada conector.

Dica: Para deixar a instalação esteticamente mais bonita, escondendo os cabos, você pode utilizar um spiraduto.

ATENÇÃO
Nunca utilize uma tomada para fazer a ligação de um chuveiro, além de ficar fora das normas, pode acontecer uma tragédia na sua instalação.

Fonte e credibilidade: https://telredes.com.br/como-instalar-o-chuveiro-eletrico-norma-nbr-5410/