Como prevenir incêndios causados por instalações elétricas

A fiação defeituosa ou antiga é uma das principais causas de incêndios em residências e prédios comerciais. O cabeamento não é capaz de alimentar todos os aparelhos elétricos da local. Os circuitos podem facilmente ficar sobrecarregados, potencialmente levando a incêndios.

Os quadros de distribuição protegem nossas casas contra incêndios e evitam problemas elétricos, mas apenas se estiverem em boas condições e com a fiação correta. Além disso, é importante ressaltar que a fiação irregular traz insegurança para sua residência, além de mantê-la aberta a possíveis incêndios.

Se sua casa for uma propriedade antiga, há uma boa chance de você não ter um disjuntor diferencial, ou disjuntor diferencial residual (DR) instalado. Os DRs protegem sua casa de incêndios elétricos, cortando a eletricidade quando uma falha é encontrada dentro de um circuito, evitando incêndios e acidentes.

O principal ocasionador de incêndios definitivamente é instalações elétricas improvisadas, entre outras. As mais comuns são superaquecimento e negligência.

Portanto, é de extrema importância ter conhecimento de fatores que possam gerar incêndios em casas e empreendimentos comerciais.

Incêndio elétrico: Como ocorre? Como prevenir? - Desterro Construções

Confira abaixo como são causados os incêndios por instalações elétricas:

Causa de incêndio elétrico 1: a maioria dos incêndios elétricos é causado por tomadas elétricas defeituosas e aparelhos antigos e desatualizados. Outros incêndios são iniciados por falhas nos cabos, receptáculos e interruptores do aparelho. .

A passagem de cabos sob tapetes é outra causa de incêndios elétricos. A remoção do plugue de aterramento de um cabo para que ele possa ser usado em uma tomada elétrica de duas pontas também pode causar um incêndio.

A razão pela qual os aparelhos têm uma ponta extra é que eles podem ser usados ​​apenas em tomadas que podem lidar com a quantidade extra de eletricidade que esses aparelhos consomem.

Excesso de carga: utilização de “tê” e/ou “benjamim” para alimentar vários aparelhos elétricos vinculados às tomadas, causando superaquecimentos dos condutores, já que não foram projetadas para cargas excessivas.

Causa de incêndio elétrico 2: luminárias e lâmpadas também podem causar incêndios. A instalação de uma lâmpada com uma potência muito alta é uma das principais causas de incêndios elétricos. Sempre verifique a potência máxima recomendada da lâmpada em qualquer luminária ou lâmpada e nunca ultrapasse a quantidade recomendada. Lâmpadas e luminárias defeituosas também frequentemente resultam em incêndios.

Outra causa do incêndio é colocar materiais como pano ou papel sobre um abajur. O material aquece rapidamente, causando um incêndio.

Causa de incêndio elétrico 3: o uso indevido dos cabos de extensão é outra causa de incêndio elétrico. Os aparelhos devem ser conectados diretamente na tomada e não na extensão por um período de tempo. Use apenas cabos de extensão como uma medida temporária. Se você não tiver o tipo apropriado de tomada para seus aparelhos, contrate um eletricista para instalar novos.

Causa de incêndio elétrico 4: os aquecedores de ambiente portáteis causam incêndios com facilidade. As pessoas os colocam muito perto de superfícies como cortinas, camas, roupas, cadeiras, sofás e tapetes.

Superaquecimento: aparelhos elétricos deixados em funcionamento, ao lado de objetos inflamáveis podem entrar em combustão, em seguida provocar incêndio

Os aquecedores de ambiente são especialmente perigosos nesse aspecto, porque as bobinas ficam tão quentes que quase instantaneamente inflamam qualquer superfície próxima.

Se você usar aquecedores de ambiente, use o tipo de radiador que difunde o calor por toda a superfície do aparelho. Estes são menos propensos a inflamar itens inflamáveis, mas ainda devem ser mantidos longe deles.

Causa de incêndio elétrico 5: a fiação desatualizada geralmente causa incêndios elétricos. Se uma casa tiver mais de 20 anos de idade, por exemplo, pode não ter a capacidade de cabeamento para lidar com o aumento da quantidade de eletrodomésticos nas residências de hoje que possuem computadores, televisões de tela plana, videogames, micro-ondas, ar condicionado, entre outros.

Os disjuntores devem ser acionados quando os circuitos ficarem sobrecarregados com muita eletricidade, mas as caixas de disjuntores desatualizadas geralmente possuem conectores desgastados que não funcionam, fazendo com que o sistema sobrecarregue e inicie um incêndio elétrico.

Fusíveis e disjuntores: são dispositivos para proteger a instalação elétrica, de forma que evite maiores complicações na estrutura elétrica do edifício de curto-circuitos e sobre-cargas.

Fonte e credibilidade: https://www.secpaineis.com.br/como-prevenir-incendios-causados-por-instalacoes-eletricas/