Condução subterrânea de cabos elétricos e telefônicos.

É uma constante, principalmente nas grandes cidades, a busca por condução subterrânea de cabos elétricos e telefônicos. Um dos motivos é a segurança que esse tipo de condução dá aos transeuntes, visto que não há perigo de nenhum veículo maior encostar e derrubar os fios dos postes. Além disso, quanto menos cabos nós vemos no dia a dia das nossas cidades, mais embelezados os municípios ficam.

Podemos concluir, então, que a condução subterrânea dos cabos é um jogo onde todos ganham, pela segurança e pelo combate à poluição visual das cidades. Mas seria, essa, uma alternativa sustentável?

Muita gente não sabe, mas essa condução subterrânea pode ser feita através de um geossintético. O material que permite esse tipo de ligação de cabos elétricos e telefônicos é o eletroduto, duto fabricado com polietileno de alta densidade, que é corrugado e flexível. Ele é utilizado na proteção de diversos fios de passagem subterrânea, como condutores elétricos, de telecomunicações, de TV a cabo e em instalações subterrâneas de obras civis.

Esse tipo de proteção permite diversas vantagens, sendo a primeira delas uma resistência elevada à abrasão, tanto na face interna quanto externa. O desgaste abrasivo é a perda do material trabalhado pela passagem de partículas rígidas sobre uma superfície, e o eletroduto torna esse tipo de dano bastante reduzido. Além disso, o material possui também grande resistência a cargas e alto grau de segurança contra afundamentos do solo.

Quem vai trabalhar com passagens subterrâneas também deve ficar atento a outra vantagem do eletroduto, que é dispensar totalmente o envelopamento em concreto ao longo da linha. Além disso, se comparado com outros dutos de igual aplicação, os dutos geossintéticos têm um peso unitário menor, o que facilita seu transporte, manuseio e instalação.

Vale a pena apostar nesse tipo de produto quando o objetivo é passar os fios elétricos e de telefone por meios subterrâneos, principalmente porque o eletroduto também possui excelente resistência aos produtos químicos. Com alta rigidez elétrica e baixa resistividade, que facilita a dissipação térmica, o material apresenta uma linha completa de acessórios para melhorar o trabalho de quem o manuseia, tornando o eletroduto perfeito e seguro – inclusive para quem faz a sua instalação.

Fonte e credibilidade: http://www.eletricistaconsciente.com.br/blog/fique-por-dentro/artigos-tecnicos/redes-subterraneas-em-instalacoes-prediais/