Confira dicas para comprar painéis elétricos com segurança

Apesar de todos os riscos que os painéis elétricos podem representar, estima-se que cerca de 70% dos produtos disponíveis no mercado estão em desacordo com as normas técnicas

Painéis elétricos
O painel elétrico certificado é aquele que atende a todos os requisitos impostos pela norma IEC 61439 (Foto: caifas/Shutterstock)

A especificação é o ponto de partida para a compra correta dos painéis elétricos, seja pelas construtoras ou pelo consumidor final. O engenheiro elétrico Fábio Amaral, cofundador da Engerey e autor do guia BE-A-BÁ da Elétrica, elenca os critérios a serem considerados na hora de escolher painéis elétricos:

1. Verificar se os itens de seu painel elétrico, como o Controlador Lógico Programável (CLP), são de fácil e rápida reposição.
2. Encontrar parceiros autorizados localizados nas proximidades da obra, para eventuais suportes, programação e venda de produtos.
3. Analisar a possibilidade de ampliações e integrações futuras e se estas serão facilmente atendidas pelo fabricante.
4. Optar sempre por painéis elétricos certificados, que garantem maior segurança, eficiência e levam à maior economia, tanto em aspectos de tempos e gastos com manutenções quanto em custos com energia elétrica.

NORMAS E LEGISLAÇÃO

A ABNT NBR IEC 61439 estabelece requisitos de ensaios que devem ser realizados nos processos de fabricação e de montagem dos painéis elétricos. “São ensaios de tipo, feitos pelo fabricante original (componentes) e ensaios de rotina, realizados pelo montador certificado do painel”, expõe Amaral.

Para ele, há pelo menos duas fortes razões para a comercialização de produtos em não conformidade com norma técnica. “É resultado da cultura existente no Brasil de comprar pelo preço mais barato somada à falta de consciência sobre os perigos que a eletricidade apresenta”, diz, destacando que as normas no país são de uso facultativo, embora haja normas regulamentadoras de caráter obrigatório.

A regulamentação para painéis elétricos são as legislações vigentes, que se resumem à portaria 414 da ANEEL, ao CDC e à NR-10 – Segurança em Instalações e Serviços em EletricidadeFábio Amaral

“A regulamentação para painéis elétricos são as legislações vigentes, que se resumem à portaria 414 da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), ao Código de Defesa do Consumidor (CDC) e à NR-10 – Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade. Ou seja, elas abrem brechas para interpretações e demais prosseguimentos perante a lei”, ressalta. A portaria estabelece as condições gerais de fornecimento de energia elétrica e o CDC diz que ninguém pode fornecer um produto que não esteja de acordo com as normas que deve atender.

Já a NR-10 descreve os procedimentos para manipulação de painéis elétricos e outros tipos de instalações elétricas, estando mais ligada à segurança no trabalho. É aplicada não apenas às pessoas que terão contato diário próximo aos painéis elétricos, mas também aos funcionários responsáveis por sua instalação.

RESPONSABILIDADE PELA NÃO CONFORMIDADE

Em caso de falhas do painel elétrico, a justiça seguirá a norma vigente e a responsabilização recairá sobre todos os envolvidos. “Ou seja, respondem especificador técnico (projetista), o fabricante original dos equipamentos que compõem o painel, o montador e o usuário final que fez a aquisição. Isso modifica consideravelmente o modo como a certificação deve ser encarada no Brasil”, alerta.

Para a produção de painéis ensaiados e certificados, é necessário um determinado perfil de montadores. “E temos poucos com o perfil no país”, sublinha o engenheiro. A empresa precisa, também, ser capacitada, ter uma equipe técnica treinada, processos claros e bem definidos. “Esses requisitos elevam seu valor final”, indica. A inexistência de ensaios e certificação dos produtos da instalação elétrica pode acarretar risco de vida, como choques fatais, além de danos ao patrimônio, como prejuízos com a paralisação de maquinário na indústria, por exemplo.

Uma dica é observar, antes da contratação, se a empresa montadora segue a norma IEC 61439 e possui certificações e homologações junto aos fabricantes de painel certificado, ou seja, ensaiado em fábricaFábio Amaral

Para evitar a compra equivocada, Amaral reforça que um painel certificado atende a todos os requisitos impostos pela norma IEC 61439. É submetido a inúmeras verificações e ensaios de rotina na fabricação e na montagem, destinados a detectar falhas, garantindo a nulidade de riscos às instalações e aos operadores. “Uma dica é observar, antes da contratação, se a empresa montadora segue a norma IEC 61439 e possui certificações e homologações junto aos fabricantes de painel certificado, ou seja, ensaiado em fábrica”, orienta. Para a compra segura, o ideal é optar por painéis de fabricantes com história no mercado e exigir, também, um certificado da empresa contratada de que o painel elétrico atende a norma IEC 61439.

Fonte e credibilidade: https://www.aecweb.com.br/revista/materias/confira-dicas-para-comprar-paineis-eletricos-com-seguranca/21177