Conheça 10 condutores e 10 isolantes elétricos

Conheça 10 condutores e 10 isolantes elétricos

Neste artigo em especial, queremos falar um pouco mais sobre eles dois e dar 10 exemplos de cada. Ou seja, 10 condutores elétricos e 10 isolantes elétricos. Continue lendo para saber mais!

Você sabe dizer que torna um material condutor ou isolante elétrico? De forma bem simples, os condutores elétricos são materiais que conduzem eletricidade e os isolantes elétricos são materiais que não conduzem.

Se uma substância conduzir eletricidade é determinado pela facilidade com que os elétrons se movem através dela, a condutividade elétrica depende do movimento do elétron, pois os prótons e nêutrons não se movem. Eles estão ligados a outros prótons e nêutrons nos núcleos atômicos.

Veja, a seguir uma relação com os 10 principais condutores elétricos.

10 condutores elétricos

10 condutores elétricos

O melhor condutor elétrico, nas condições normais de temperatura e pressão, é o elemento metálico prata . A prata nem sempre é a escolha ideal como material, entretanto, porque é cara e suscetível a manchas, e a camada de óxido conhecida como manchas não é condutora.

Da mesma forma, ferrugem, verdete e outras camadas de óxido reduzem a condutividade mesmo nos condutores mais fortes. Os condutores elétricos mais eficazes são:

  1. Prata
  2. Ouro
  3. Cobre
  4. Alumínio
  5. Mercúrio
  6. Aço
  7. Ferro
  8. Água do mar
  9. Concreto
  10. Mercúrio

Outros condutores fortes incluem:

  • Platina
  • Latão
  • Bronze
  • Grafite
  • Água suja
  • Suco de limão

10 isolantes elétricos

10 isolantes elétricos

Cargas elétricas não fluem livremente pelos isolantes elétricos. Esta é uma qualidade ideal em muitos casos. Isolantes elétricos considerados “fortes” são frequentemente usados para revestir ou fornecer uma barreira entre os condutores para manter as correntes elétricas sob controle. Isso pode ser visto em fios e cabos revestidos de borracha. Os isolantes elétricos mais eficazes são:

  1. Borracha
  2. Vidro
  3. Água pura
  4. Óleo
  5. Ar
  6. Diamante
  7. Madeira seca
  8. Algodão seco
  9. Plástico
  10. Asfalto
    Outros isolantes elétricos fortes incluem:
  • Fibra de vidro
  • Papel seco
  • Porcelana
  • Cerâmica
  • Quartzo

Outros fatores que influenciam a condutividade

Outros fatores que influenciam a condutividade

A forma e o tamanho de um material afetam sua condutividade. Por exemplo, um pedaço grosso de matéria conduzirá melhor do que um pedaço fino do mesmo tamanho e comprimento.

Se você tem duas peças de um material da mesma espessura, mas uma é mais curta do que a outra, a mais curta conduzirá melhor porque a peça mais curta tem menos resistência, da mesma forma que é mais fácil forçar a água através de um tubo curto do que um longo.

A temperatura também afeta a condutividade. Conforme a temperatura aumenta, os átomos e seus elétrons ganham energia. Alguns isolantes elétricos como o vidro são maus condutores quando frios, mas bons condutores quando quentes.

A maioria dos metais são melhores condutores quando frios e menos eficientes quando quentes. Alguns bons condutores tornam – se supercondutores em temperaturas extremamente baixas.

Às vezes, a própria condução altera a temperatura de um material. Os elétrons fluem através dos condutores sem danificar os átomos ou causar desgaste. Os elétrons em movimento experimentam resistência, no entanto. Por causa disso, o fluxo de correntes elétricas pode aquecer materiais condutores.

Fonte e credibilidade: https://geartechbr.com.br/conheca-10-condutores-e-10-isolantes-eletricos/