O contator é um dispositivo eletromecânico, que é usado para controlar cargas em um circuito de potencia a partir de um circuito de comando.
São os dispositivos de manobra mais utilizados em aplicações industriais e prediais. Contatores permitem, por exemplo, realizar partida direta em motores trifásicos, e permitem ser arranjados de para constituir uma partida indireta.
Apesar de amplamente utilizado para o acionamento de motores elétricos, o contator pode ser usado em diversas outras aplicações.

Funcionamento
O funcionamento dele é muito parecido com o relé, ele possui uma bobina, e quando esta é ativada, cria um campo magnético e faz com que os contatos mudem de posição.
Os contatos trabalham com 3 fases do sistema trifásico, permitindo a atuação do contator como um interruptor. Isso possibilita também o acionamento de uma máquina a distancia.
Tipos de Contator
Existem dois tipos de contatores, cada um com suas funções e aplicações: Os contatores de potência e os contatores auxiliares. O que diferencia os contatores é basicamente a corrente que eles suportam.
Partes internas
Os principais componentes são:
- Contatos: Tem a função de conduzir as correntes de carga do circuito. São constituídos por lâminas de metal.
- Bobina: Serve como eletroímã. Quando acionada, tira os contatos da posição de repouso.
- Núcleo: Serve como núcleo para a bobina, divido em duas partes. Uma parte do núcleo também se movimenta junto com os contatos quando o dispositivo é acionado. Os contatos são acoplados a essa parte do núcleo.
Contator de Potência
Esses possuem contatos de carga, eles normalmente possuem 3 contatos normalmente abertos de potência, geralmente usados para o acionamento de motores trifásicos, e possuem um ou mais contatos auxiliares. Temos também os contatos A1 e A2 para a alimentação da bobina. Veja um exemplo na imagem abaixo:

Contator Auxiliar
Não suportam altas correntes e não possuem os contatos de potencia, sendo usado somente para o controle de correntes mais baixas.
Blocos de Contatos Auxiliares
Caso você precise aumentar o números de contatos auxiliares do contator de potencia, você pode comprar Blocos de Contatores, que podem ser encaixados nos contatores.

Não são todos contatores que aceitam o uso desses blocos, se este for o caso do contator que você esta trabalhando, use um contator auxiliar em paralelo para aumentar os contatos.
Como dimensionar um contator?
Quando você faz uma instalação elétrica, é importante dimensionar bem o contator que vai usar, para não haver problemas de colocar um contator muito fraco e ele super-aquecer, ou colocar um contator que suporta muito mais corrente que o necessário, o que vai elevar muito o preço de sua instalação elétrica.
Fazer o dimensionamento de contatores é muito simples, com uma fórmula bem básica você já consegue saber qual contator precisa. Veja abaixo:

- Ie = Corrente de emprego do Contator (Amperes)
- In = Corrente Nominal do dispositivo que o contator vai ligar (Amperes)
- 1,15 = 15% de fator de segurança
Vamos supor que queremos ligar um motor com 4 amperes de corrente nominal. e queremos descobrir que contator utilizar. Para fazer o calculo, colocando os valores na fórmula, basta multiplicar 4 por 1,15, que vai dar 4,60 amperes. A corrente que o contator suporta deverá ser maior ou igual a 4,60 amperes. Bem fácil de calcular, não é mesmo?
Vantagens
As principais vantagens deste dispositivo são:
- Controle de cargas a distância
- Baixo consumo de energia
- Alta capacidade de corrente
A contatora pode também ser utilizada em conjunto com um relé térmico, para atuar como sistema de proteção do conjunto.
Fonte e credibilidade: https://athoselectronics.com/contator/