Contatores, o que são?

Contatores são um dos principais componentes na área de comandos elétricos e eletromecânicos. Utilizados em acionamentos e em proteção (em conjunto com outros acessórios e componentes) de máquinas elétricas. Seu uso prioritariamente é em motores, pois seus contatos permitem a comutação de correntes elevadas acionadas por simples botões e controles remotos.

Trabalham através de efeito electromagnético, possuem três contatos de carga alimentando diretamente os motores, e quatro contatos auxiliares (podendo variar de acordo com o modelo e fabricante) para automatização e simplificação do trabalho, por exemplo evitando a ida desnecessária até a máquina para realizar trabalhos que possa colocar em risco a segurança do trabalhador, o que agrega uma maior praticidade e conforto na utilização da máquina, além de possibilitar o manuseio dos equipamentos a distância sem que haja contato direto com o maquinário da empresa, proporcionando assim um grau de proteção e segurança ao profissional, que pode executar seu trabalho sem que haja risco algum à sua integridade.

Os contatores nada mais são que um conjunto de contatos acionados por eletroímã, podendo ser contatos NA (Normalmente Aberto), NF (Normalmente Fechado) ou contatos comutadores NAF (Comuta entre um Aberto e um Fechado). É preciso ressaltar que nos contatores não existem contatos comutadores de múltiplas posições, possuindo apenas contatos comutadores em dois estados de comutação, ativado ou em repouso que são NA e NF.

Alem dos três contatos de força para alimentação do motor, todos eles NA, existe o bloco de contatos auxiliares, utilizados para aumentar a capacidade de automatização no comando a ser executado, sendo possível sua fixação na parte frontal ou lateral do contator.

  • Bobina: É um enrolamento de cobre que cria um campo eletromagnético quando alimentada através dos terminais A1 e A2 e em função disto promove o deslocamento do núcleo de ferro-magnético.

Bobina. Bobina contatora

 

  • Núcleo: É construído em lâminas de material ferro-magnético e é constituído duas partes. Estas partes são separadas por ação mecânica de molas. Uma das partes do núcleo está acoplado aos contatos, portanto o movimento do núcleo aciona os contatos de comando e de carga do contator.

Núcleo de Ferro.

Nível da contatora

 

  • Contatos: São lâminas metálicas com a função de chaveamento e responsáveis pela condução de correntes de carga e correntes de comando. Quando a bobina do contator está desenergizada os contatos ficam em repouso, quando alimentada, os contatos são comutados através do movimento do núcleo na qual estão acoplados mecanicamente.

Contatora.

Contatora e Contatos Auxiliares.

 

A figura abaixo demonstra a simbologia de contatores utilizados em diagramas multifilares. A linha tracejada representa a atuação eletromecânica da bobina (terminais A1 e A2) sobre os contatos principais (terminais L e T) e um contato auxiliar (terminais NO).

 

Simbologia contator.

Contatos do contator.

 

A denominação dos terminais de uma bobina é sempre (A1/A2), a dos contatos vai depender das suas finalidades.

  • Mola: A mola é responsável em colocar os contatos na posição de repouso assim que a bobina for desconectada da fonte de energia. Nesta condição a força exercida pelo campo magnético sobre o núcleo se torna menor que a força da mola, fazendo as partes do núcleo se afastar.

Algumas das vantagens do uso do contator é seu baixo consumo de energia, além de ser um equipamento que possibilita efetuar o controle de cargas à distância, o que evita investimento desnecessário em cabos que suportam correntes elevadas e que apresentem queda de tensão desproporcional.

Os contatores são utilizados para acionamento de máquinas e motores levando segurança e comodidade no manuseio dos equipamentos que possam levar riscos à integridade do profissional.

 

Fonte e credibilidade: https://www.mundodaeletrica.com.br/contatores-o-que-sao/

Núcleo de Ferro.