Disjuntores tipo NEMA e DIN.
Os minidisjuntores são destinados à proteção das instalações elétricas contra curtos circuitos e sobrecargas elétricas. Em caso de sobrecarga, onde a corrente elétrica do circuito seja acima da nominal do disjuntor, ele desarmará protegendo o circuito. Ele também desarmará caso ocorra um curto circuito (correntes instantâneas altas em um curto período de tempo).
Existem dois tipos de minidisjuntores no mercado, o NEMA (padrão norte-americano e popularmente conhecido como disjuntor preto) e o DIN (padrão europeu).
Confira as principais diferenças entre eles:
Minidisjuntores padrão NEMA:
– Material: baquelite
– Característica do disparo magnético: sem bobina, depende da intensidade de corrente para desarme, levemente mais lento que o DIN.
– Fixação: fixação em trilho DIN
– Curva de atuação: característica da norma NEMA (figura 1)
– Norma: 60947-2
– Certificação INMETRO compulsória até 60A
– A Soprano possui linha de minidisjuntores NEMA até 100A (ASMGII)
Fig. 1 Norma NEMA
Minidisjuntores padrão DIN (norma IEC):
– Material: termoplástico de engenharia
– Característica do disparo magnético: possui uma bobina para desarme quando o curto circuito ocorrer, sendo independente da sobrecarga que é através de um bimetal.
– Curvas de atuação: de acordo com a classe do disjuntor, podendo ser Curva B, C ou D (figura 2)
– Normas: 60898-1 e 60947-2
– Certificação INMETRO compulsória até 63A (60898-1)
– A Soprano possui três modelos de minidisjuntores com capacidades de interrupções (kA) distintas como: 3kA/5kA – SHBGII | 6kA – SHB-L | 6kA/10kA – SHB-H
Fig.2 CURVA B CURVA C CURVA D
Em resumo, os minidisjuntores DIN possuem uma resposta mais rápida em comparação aos NEMA, sendo muito utilizados em quadros residenciais, principalmente curva C, enquanto o minidisjuntor NEMA é mais encontrado em instalações antigas e padrões de entrada em algumas concessionárias de energia. Ambos atendem as normas e são certificados INMETRO para o mercado brasileiro e internacional, tendo suas aplicações específicas para cada tipo instalação
Fonte e credibilidade: https://www.soprano.com.br/blog/voce-sabe-a-diferenca-entre-o-minidisjuntor-norma-din-e-nema