
Diferenças entre Autotransformadores e Transformadores Isoladores
Existem várias diferenças entre o autotransformador e o transformador isolador. Estas diferenças são uma das maiores dúvidas entre os consumidores. Neste post, iremos te explicar quais são elas.
Autotransformador x Transformador Isolador
As principais diferenças entre o autotransformador e o transformador isolador são: número de enrolamentos, isolação, indução, tamanho, corrente de excitação, impedância, custo, perdas e aplicação. A seguir iremos te explicar cada uma delas.
Número de Enrolamentos
O autotransformador possui apenas um enrolamento enrolado em um núcleo laminado. O transformador isolador tem dois enrolamentos separados, isto é, enrolamento primário e secundário.
Isolação
No autotransformador, o primário e secundário não são isolados galvanicamente. No transformador isolador, sim.
Indução
O autotransformador trabalha com o princípio da autoindução. O transformador isolador com a indução mútua.
Tamanho
O autotransformador é sempre menor fisicamente que o transformador isolador. Isso possibilita que o autotransformador seja aplicado em espaços menores mantendo as características de performance originais.
Corrente de excitação
A corrente de excitação do autotransformador é menor que a do transformador isolador.
Impedância
A impedância do autotransformador é menor que a do transformador isolador.
Custo
Como o autotransformador se utiliza de apenas um enrolamento e é menor fisicamente, utiliza menos material e consequentemente seu custo é menor que o do transformador isolador.
Perdas
Por ser menor em tamanho, as perdas dos autotransformadores sempre são menores que a do transformador isolador.
Aplicação
Autotransformadores são utilizados na adequação tensão de forma mais simples. Uma máquina que tem a tensão diferente da rede, em forma simples como:
Rede → Autotransformador → Máquina é um exemplo clássico disto. Já transformadores isoladores devem ser utilizados em situações em que seja necessário a isolação extra.
Um exemplo é após os inversores de frequência, que geram harmônicas que distorcem a rede. Neste caso o transformador isolador se faz necessária para evitar que essa distorção chegue de maneira prejudicial a rede.
Fonte e credibilidade: https://www.wisetransformadores.com.br/blog/diferencas-entre-autotransformadores-e-transformadores-isoladores