DR sem neutro e equipamento sem o terra

o DR sem neutro detecta fulga de corrente entre fases, e se num equipamento não aterrado o DR ainda funciona.

DRs posso usar em 127V ou 220V? posso usar sem aterramento? - Ensinando  Elétrica | Dicas e Ensinamentos

Como já é de conhecimento de todos, o DR atua quando a soma das correntes dos condutores que entram no dispositivo é diferente de zero (e, necessariamente, acima de sua sensibilidade, 30mA ou 500mA, por exemplo).

No caso do DR sem a ligação do neutro, ele funciona normalmente, desde que o circuito protegido esteja sempre sendo alimentado com tensões de linha (apenas as fases, seja a carga bifásica (a 2 fios, 2 fases) ou trifásica (a 3 fios, 3 fases)). Caso contrário, uma carga monofásica teria determinada corrente passando pela fase e pelo neutro. Como o neutro não passa pelo DR neste caso, a diferença seria enxergada pelo DR, que atuaria.

Já no caso do equipamento não estar aterrado, também não impede o funcionamento do DR. O circuito é aterrado desde o poste. Numa falta elétrica, ocasionando energização da carcaça, como o equipamento não está aterrado, não haverá corrente de fulga. A carcaça continuará energizada, e o circuito ligado. Quando uma pessoa tocasse na carga, aí sim, o seu corpo daria um caminho para a corrente elétrica passar: fase, carcaça do equipamento, corpo da pessoa, a terra, e de volta para o transformador (onde o neutro é aterrado). Como provavelmente a corrente de choque será maior do que a sensibilidade do DR, ele atuará, cortando o circuito.

Vale lembrar que o caso acima se refere aos tipos de aterramentos mais comuns: TT, TN-C e TN-S. No caso de esquemas IT, a corrente do choque seria muito baixa, dado à existência de impedância de aterramento do neutro do transformador (IT com impedância), ou praticamente nula (IT neutro isolado) – provavelmente, o DR não atuaria, pois a corrente é mais baixa do que sua sensibilidade.

Fonte e credibilidade: http://carlosmatheus.com.br/?p=58