Eletroduto: o que é e para que serve

Instalações elétricas estão entre as etapas mais importantes e complexas de qualquer construção ou reforma. Muitos são os materiais e detalhes envolvidos — e é importante assegurar-se de que tudo seja feito corretamente para garantir, além de energia elétrica, segurança. Quando falamos de elétrica, um dos componentes que não pode faltar é o eletroduto.

Ainda que o nome seja comum para quem trata do assunto regularmente, muitas pessoas não sabem exatamente o que é eletroduto, além do fato de que ele sempre está presente em instalações elétricas. Na sequência deste texto, nós falamos um pouco mais sobre o assunto; afinal, os eletrodutos estão entre nossos principais produtos.

Se você quer saber o que é eletroduto e para que ele serve, conhecer os diferentes tipos de eletrodutos e ainda ser apresentado ao produto da Inpol, este texto foi feito pensando em você. Continue a leitura e saiba mais!

O que é eletroduto e para que ele serve

Também chamados de conduítes, os eletrodutos nada mais são que os dutos que protegem cabos e condutores de energia elétrica instalados em camadas subterrâneas ou instalações aparentes. Como certos agentes externos — incluindo colisões e choques mecânicos no geral, agentes químicos e o risco de explosões ou incêndios — podem causar enormes problemas, é fundamental que os eletrodutos sejam utilizados.

Afinal, é justamente a falta de proteção nos cabos e condutores que pode causar problemas decorrentes dos agentes citados. Imóveis que não contam com eletrodutos em suas instalações elétricas estão correndo grandes riscos.

Além desse papel fundamental de proteção, um bom eletroduto também pode cumprir funções estilísticas. Ele pode ficar visível, contribuindo para uma decoração mais industrial, que tem voltado a ganhar força nos últimos tempos. Fuja das opções pouco eficientes, e sem gosto estético, como pode ver na imagem abaixo:

Dutos velhos e com aparência feia, inferiores aos eletrodutos em PVC

Existem tipos diferentes de eletrodutos?

Eletroduto Inpol 3/4 Branco - COLOMBELLI & COLOMBELLI MATERIAIS ELÉTRICOS E  HIDRÁULICOS

Mesmo que a função primordial do eletroduto seja sempre a mesma, existem diferentes tipos do material. Eles podem ser metálicos ou isolantes. Enquanto os metálicos são feitos com uma cobertura de esmalte e com a galvanização, os isolantes (também conhecidos como não magnéticos) costumam ser feitos com PVC.

Quando comparados, os eletrodutos isolantes, isto é, feitos com PVC, são os mais recomendados para instalações verdadeiramente seguras. Isso porque eles possuem isolamento elétrico, térmico e à umidade, protegendo os cabos e condutores mais que qualquer outro material.

Mais uma vez falando no design dos eletrodutos, os materiais feitos com PVC possuem diferentes cores, cada uma indicada para um tipo de ambiente — de acordo com o que determina a NR 26 —, fazendo a decoração industrial ter ainda mais força e destaque.

Conheça os eletrodutos isolantes da Inpol Polímeros!

E falando nos eletrodutos isolantes feitos com PVC, eles estão entre os principais produtos da Inpol Polímeros. Nós contamos com diversas linhas diferentes, entre elas:

  • Vermelha: Utilizada em sistemas de alarme contra incêndio;
  • Branca: Ideal para consultórios, cozinhas industriais, clínicas, laboratórios, hospitais, circuito interno de TV, cabeamentos de computadores e decoração;
  • Cinza: Ideal para galpão, escritórios, oficinas, salas comerciais, decoração, entre outros;
  • Preta (roscável): Indicada para entradas de energia, áreas externas e ramais de entrada;
  • Preta: Utilizada em escritórios, salas comerciais e decoração.

Fonte e credibilidade: https://inpolpolimeros.com.br/eletroduto-o-que-e-e-para-que-serve/