Filtro de linha protege contra relâmpagos?

O filtro de linha cada vez mais tem tomado conta das residências nas ligações de eletrodomésticos, em alguns lugares o filtro de linha também é chamado de régua por ter um formato retangular. Mas qual é a efetividade deste acessório? Ele realmente protege seus aparelhos contra os relâmpagos (descargas atmosféricas)? Onde sua utilização é mais interessante?

Os circuitos internos de um filtro de linha são composto de um fusível, alguns capacitores, indutores e varistores. Uma das funções deste circuito e evitar que uma alta corrente elétrica chegue aos equipamentos, queimando o fusível antes que isso ocorra. Com a queima do fusível a corrente elétrica que chega aos equipamentos é interrompida.

O nome filtro de linha é dado a este aparelho pois sua principal função é filtrar altas frequências e ruídos da rede elétrica nocivas aos equipamentos elétricos mais sensíveis como computadores, rádios e televisores. Estas altas frequências e ruídos muitas vezes são produzidas por eletrodomésticos que possuam motores como liquidificadores, ventiladores, batedeiras e outros. Este efeito é facilmente perceptível quando se liga um deste aparelhos e se nota uma pequena interferência no áudio do rádio ou pequeno chuvisco na imagem dos televisores.

filtro-de-linha

Filtro de linha

Esta é sua principal função, filtrar ruídos e frequências, ele não protege contra relâmpagos (descarga atmosférica). A velocidade de uma descarga atmosférica é extremamente alta, a velocidade é tão rápida que o fusível não consegue agir antes que uma boa parte da corrente elétrica proveniente desta descarga consiga danificar seu equipamento. A queima do fusível é para altas correntes constantes como por exemplo o aumento da potência de equipamentos ligados ao mesmo filtro de linha.

É comum usar filtro de linha como uma especie de Benjamim (T) e multiplicar os espaços de tomadas disponíveis, mas esse processo tem de ser feito de acordo com a capacidade do circuito em que este filtro de linha está ligado. O aumento da potência em equipamentos ligados a mesma tomada vai provocar um aquecimento e este pode ser muito perigoso. Muitos incêndios residenciais se iniciam neste tipo de improvisação.

Deve ainda se tomar bastante cuidado na compra de filtro de linha, pois no mercado existe muitos equipamentos sendo vendidos como filtros de linha, mas internamente nem fusível é encontrado em seu circuito não passando de meras extensões de tomadas.

Sempre averiguar na embalagem se é visível a marca de teste do Inmetro e informações referentes a supressão de surtos e curto circuito, pesquise para não comprar gato por lebre. E por fim sua segurança em primeiro lugar, por isso se informe com um bom eletricista ou técnico para comprar o equipamento de acordo com as caraterísticas de sua instalação elétrica.

Fonte e credibilidades á https://www.mundodaeletrica.com.br/filtro-de-linha-protege-contra-relampagos