Horário de verão- aprenda já a gastar menos na conta de luz!

Amado por uns e odiado por outros, ele está de volta: o horário de verão 2018 começa no dia 4 de novembro e vai até o dia 17 de fevereiro de 2019. Ele pode ser uma grande fonte de preocupação para proprietários de imóveis em Florianópolis , como veremos a seguir.

 

Ele vigorará nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal. A população destes locais terá que adiantar os relógios em 1h.

Consequentemente, durante este período, os habitantes destes estados contarão com dias mais longos. A ideia é que, com as luzes de casa acesas por menos tempo, haja uma economia no gasto de energia elétrica.

Contudo, isso nem sempre funciona. O motivo é simples: a temperatura. O período do horário de verão, como o próprio nome diz, inclui o auge do verão, com temperaturas consideravelmente mais altas.

Se você está preocupado com seu gasto com eletricidade, continue lendo. Você vai aprender 4 formas muito fáceis para gastar menos com ela – e ter mais dinheiro para aproveitar os dias mais longos da estação mais quente do ano!

Guarde tapetes grossos

Eles são os queridinhos de proprietários durante o inverno: quando as temperaturas podem facilmente ficar abaixo de zero, os tapetes grossos, bem felpudos e com fibras mais altas, fazem maravilhas pela temperatura da casa.

Poderosos isolantes térmicos, estas peças dificultam que o calor deixe o interior do imóvel. É uma grande vantagem principalmente para quem vive em locais com pisos cerâmicos, mais frios.

Contudo, quando chega o verão, esse efeito não é tão benéfico. Um local com muitos tapetes grossos pode se parecer facilmente com uma sauna!

Portanto, para evitar um susto quando a conta de luz chegar, guarde seus tapetes até que os termômetros voltem a mostrar temperaturas mais baixas. Veja como fazer isso sem causar danos:

  1. Limpe seu tapete.
  2. Enrole-o com as fibras para dentro (elas são a parte mais sensível e precisam de proteção). Nunca dobre! Isso pode originar vincos que se transformarão em danos permanentes.
  3. Embrulhe o tapete com um lençol e guarde-o em um armário.

Para não deixar sua casa sem decoração, você pode investir em tapetes mais leves, que não sejam isolantes térmicos tão poderosos. Os de sisal são ótimas opções.

Resista à tentação do ar-condicionado

 

 

Resultado de imagem para fachada com  ar-condicionado

 

 

Quando os termômetros indicam temperaturas altíssimas, que ultrapassam a casa dos 30 graus, parece tentador deixar o ar-condicionado a todo vapor para transformar sua casa em um oásis, não é?

 

Contudo, saiba que o gasto energético deste aparelho milagroso pode causar um verdadeiro rombo no seu orçamento no fim do mês, mesmo com a economia gerada pelos dias mais longos do horário de verão.

 

É claro que, se você ainda usa um modelo antigo, daqueles grandes e pesados, trocá-lo por um equipamento mais novo é a primeira providência ao buscar maneiras de diminuir os gastos com eletricidade. Entretanto, até mesmo os mais modernos representam um gasto considerável.

 

Os modelos splits (mais compactos, que não demandam uma saída para ar-condicionado), quando mantidos funcionando durante sete horas por dia, podem adicionar mais de R$ 100 à sua conta de luz. Em compensação, se o aparelho for mantido em stand-by por um mês, seu peso na conta de luz fica entre 1 e 2 reais.

 

A mensagem é clara: resista à tentação! Ligue o aparelho por alguns minutos, até que o interior do local fique com uma temperatura agradável, e o desligue. Repita o processo caso a temperatura suba.

 

Além disso, mantenha as janelas fechadas para evitar a entrada de ar quente. Cômodos que recebem muita luz solar devem ter cortinas ou persianas nas janelas, para que a radiação não suba a temperatura do interior.

Aproveite a iluminação natural

O aproveitamento da luz natural do sol é o principal objetivo do horário de verão. Se você tomar as medidas para fazê-lo, pode ter certeza de que o resultado vai aparecer na conta de luz no fim do mês.

 

Primeiramente, a menos que você esteja usando o ar-condicionado, deixe as janelas abertas e deixe a luz do sol entrar. Afinal, ao contrário da elétrica, ela é grátis!

 

Para isso, preste atenção à hora do dia na qual o sol bate em cada cômodo para saber a que hora abrir as cortinas. Vale a pena programar lembretes no celular ou escrevê-los à mão e mantê-los em locais de fácil visualização, como a porta da geladeira.

Busque apartamentos à venda iluminados e ventilados

Em busca de apartamentos à venda? Saiba que levar a quantidade de luz e ventilação naturais que o imóvel recebe é imprescindível para economizar na conta de luz.

 

Os imóveis de face norte são muito cobiçados justamente devido à abundância de luz solar. A explicação é simples: como estamos no hemisfério sul e o sol nasce no leste, ele fica mais ao norte durante o dia.

 

Assim, esteja preparado para pagar um pouco mais: imóveis em Florianópolis de face norte podem ser até 10% mais valorizados.

 

Em troca, você ganha mais luz natural e calor, essencial em uma cidade de invernos rigorosos. Também há menos problemas com mofo, já que ele evita locais muito iluminados. É ótimo principalmente para quem tem problemas respiratórios.

 

Por mais que o horário de verão seja projetado para fazer a população economizar energia elétrica, as altas temperaturas da época podem surtir justamente o efeito contrário.

 

O grande vilão? O ar-condicionado, que, apesar de proporcionar mais conforto, gasta uma quantidade considerável de energia elétrica.

 

Felizmente, evitar o susto no fim do mês é fácil: os donos de imóveis devem tirar itens que aqueçam excessivamente o ambiente (como os tapetes felpudos, de fibras altas) e buscar formas alternativas de refrescar a casa – como abrir as janelas e aproveitar a brisa natural.

 

Além disso, se você está empenhado em realizar o sonho da casa própria e está em busca de apartamentos à venda, vale a pena pagar um pouco mais pelos de face norte, mais ensolarados. Sua conta de luz agradece!