Iluminar a escada de uma forma mais focada, além da iluminação geral do ambiente, faz bastante diferença por vários motivos e pode ser feito de várias formas.
A iluminação na escada faz bastante diferença na ambientação porque facilita que os degraus sejam visualizados, inclusive quando as luzes do ambiente estão apagadas, e também porque destaca e valoriza a escada, fazendo com que ela se transforme em uma verdadeira escultura ao invés de um simples elemento funcional.
Iluminar sem exagerar:
É importante não exagerar na quantidade de luz, senão o efeito fica muito pesado e também pouco funcional, com cada degrau da escada ficando mais difícil de ser visualizado ao invés de mais fácil, que era a ideia inicial.

Maneiras de iluminar a escada:
As várias formas de fazer uma escada iluminada podem ser feitas isoladamente ou misturadas, e incluem:
– Pequenas luminárias de parede na lateral da escada, bem próximas aos degraus.

– Pequenas luminárias de piso embutidas no degrau. Essa opção funciona melhor se existir algo que impeça a luz do piso de ofuscar a vista de quem está subindo ou descendo, como um jardim.
– Iluminação embutida sob os degraus. Isso pode ser feito de diversas maneiras, em escadas abertas ou fechadas. Para embutir a luz podem ser usadas mangueiras ou fitas de led.

Imagens: Casa Y fachada / All in One Home Ideas
– Degraus de vidro ou acrílico iluminados, criando uma escada transparente e iluminada.

– Luminárias com luz focada no teto, em toda a extensão da escada, mais próximas à parede para iluminarem a parede e o canto dos degraus.

– Iluminação a partir de um vão entre a escada e a parede, saindo de dentro do degrau.

– Iluminação embutida debaixo do corrimão da escada.

Fonte e credibilidade: https://dicasdearquitetura.com.br/ideias-para-iluminar-escada/