Muito tem se falado na economia que as lâmpadas fluorescentes proporcionam num ambiente. Alguns são à favor das Fluorescentes outros são contra, cada um com seu ponto de vista.
Afim de esclarecer as idéias de quem está em dúvida resolvemos fazer um teste entre elas. Mas nosso teste não se limitará à comparar qual lâmpada consome menos…iremos comparar potência, Fator de Potência da Lâmpada, quantidade de luz que produz, calor, consumo em amperes, etc…
Muitas vezes quando vc está no Supermercado, vê aquelas fluorescentes na prateleira com os seguintes dizeres na embalagem “esta lâmpada equivale à uma Incandescente de 60W, consumindo menos”. Será verdade? Uma fluorescente apesar de ser econômica, é capaz de equivaler-se à uma “arcaica” Incandescente?
Vamos aos testes!
Para os testes utilizamos os seguintes instrumentos de medição: Alicate Wattímetro ET-4080, Luxímetro e Termômetro Laser.
Lâmpada Fluorescente:
Potência: 14W
Consumo em amperes (A): 0,060A ou 60mA
Tensão de uso (V): 220V
Fator de Potência (FP): 0,5
Nível de luminosidade à 1 metro de distância da lâmpada : 52 LUX (do ponto mais desfavorável)
Nível de luminosidade à 1 metro de distância da lâmpada : 111 LUX (do ponto mais favorável)
Temperatura em superfície distanciada à 1 metro da Lâmpada: Não houve alteração na temperatura ambiente (23ºC)
Lâmpada Incandescente:
Potência: 60W
Consumo em amperes (A): 0,250A ou 250mA
Tensão de uso (V): 220V
Fator de Potência (FP): 1
Nível de luminosidade à 1 metro de distância da lâmpada: 76 LUX (em todas as direções)
Temperatura em superfície distanciada à 1 metro da Lâmpada: Houve o acréscimo de 2ºC aos 23ºC do ambiente, durante uma hora em que a lâmpada esteve acesa.
Conclusão:
A Lâmpada fluorescente utilizada neste teste (14W) é 4 vezes mais econômica do que a lâmpada incandescente de 60W.
A Lâmpada fluorescente utilizada neste teste produziu mais luz do que a lâmpada incandescente. O equivalente à 46%.
O Fator de Potência da Lâmpada fluorescente utilizada neste teste, porém é muito baixo, o que não favorece o uso em grandes quantidades numa Industria por exemplo, já que as companhias exigirão a correção do FP com Bancos Capacitores (o barato sai caro). Já a lâmpada incandescente sempre tem o FP igual a 1 (pelo menos nisso é favorável). Mas a saída é comprar lâmpadas fluorescentes com o FP igual ou equivalente à 0,97, porém são mais caras.
Com questão ao calor gerado por ambas, não foi algo considerável, por que ambas são de baixa potência.
Uma observação importante para as fluorescentes é com relação à posição em que serão instaladas, deve-se deixar a face maior delas voltada para a área que se deseja iluminar, do contrário serão menos eficazes do que as Incandescentes.
Fonte e credibilidade: http://www.engenhariaeletrotecnica.com.br/Portugues/Informacoes%20Tecnicas/Incandescente%20x%20Fluorescente.htm