Uma dúvida (e muito bem colocada) enviada por Alberto Maciel. Ele pergunta se o DPS é instalado antes ou depois do DR em um quadro.
A função do DPS, como dita nos posts recomendados acima, é de desviar surtos de energia provenientes da rede de alimentação (ou da própria instalação) para a terra, sendo desviada intencionalmente. E a função do DR é detectar diferença entre correntes e abrir o circuito caso a diferença seja maior do que sua sensibilidade.
Deste modo, se a instalação do DPS for a jusante do DR, quando o DPS atuar, ele desviará corrente para o terra. Assim, o somatório das correntes de fase e neutro deixará de ser nula, o que fará com que o DR desarme. Resumindo, com DPS a jusante do DR, toda vez que o DPS atuar, o DR desarmará.
Agora, estando o DPS a montante do DR, o desvio de corrente será feito antes do DR, que não desarmará. Então a proteção contra surtos (DPS) deve ser instalada a montante da proteção contra choque elétrico (DR).
Quanto a proteção contra sobre correntes (disjuntores), ela deve ser instalada a montante do DPS. Isso porque, no caso de uma falha a contato fechado, o DPS se comportará como um curto entre fase e terra, quando o disjuntor atuará.
Fonte e credibilidade: http://carlosmatheus.com.br/?p=72