Publicada em 2004, a edição em vigor da norma ABNT NBR 5410 – Instalações elétricas de baixa tensão tem como campo de aplicação as edificações novas e reformas nas áreas residenciais, comerciais, industriais, públicas, de serviços, agropecuário, hortigranjeiro, etc.
Aplica-se também às áreas externas às edificações, trailers, campings, marinas e análogas, além de canteiros de obras, feiras, exposições e temporárias (circos, etc.).

LINHAS ELE TRICAS
As linhas elétricas são constituídas pelos condutores elétricos e pelos seus respectivos condutos.
De uma forma geral, as linhas elétricas podem ser instaladas embutidas, aparentes ou enterradas.
CONDUTOS
Os condutos, que contêm os condutores, podem ser abertos ou fechados.
São exemplos de condutos abertos os leitos, os perfilados sem tampa e as bandejas, enquanto que os eletrodutos, eletrocalhas, perfilados com tampas e canaletas com tampas removíveis apenas com o uso de ferramentas (nos dois casos) representam alguns tipos de condutos fechados.
CONDUTORES
Em relação aos condutores elétricos, a norma ABNT NBR 5410:2004 define três tipos de produtos, a saber:
– Condutores isolados: formados pelo condutor metálico e isolação. São os fios e cabos 450/750 V.
– Cabos unipolares: formados pelo condutor metálico e isolação. São os cabos 0,6/1 kV.
– Cabos multipolares: formados por dois ou mais condutores metálicos, com suas respectivas isolações, reunidos sob uma cobertura comum. São os cabos 0,6/1 kV.
CONDUTOS x CONDUTORES
Conforme a Tabela 33 da ABNT NBR 5410:2004, os condutores isolados (750 V) somente podem ser instalados em condutos fechados, enquanto que os cabos unipolares e multipolares (1 kV) podem ser instalados tanto em condutos fechados quanto abertos.
INSTALAÇA O DE CANALETAS APARENTES
SOMENTE UTILIZAR CANALETAS COM TAMPAS REMOVÍVEIS COM AUXÍLIO DE FERRAMENTA
Os métodos de instalação 72 e 72A da Tabela 33 da ABNT NBR 5410:2004 referem-se à utilização aparente de canaletas providas de separação (septos).
Segundo 6.2.11.4.1 da norma, nas canaletas instaladas sobre paredes podem ser instalados condutores isolados (750 V), cabos unipolares e cabos multipolares (1 kV).
Os condutores isolados (750 V) só podem ser utilizados em canaletas de paredes não-perfuradas e com tampas que só possam ser removidas com auxílio de ferramenta.
Como exceção a essa regra, admite-se o uso de condutores isolados em canaletas com tampa desmontável sem auxílio de ferramenta, ou em canaletas com paredes perfuradas, com ou sem tampa, desde que estas canaletas sejam instaladas em locais só acessíveis a pessoas advertidas (BA4) ou qualificadas (BA5); ou sejam instaladas a uma altura mínima de 2,50 m do piso acabado.
AS CANALETAS DEVEM PROTEGER OS CONDUTORES E SUPORTAR AS INFLUÊNCIAS EXTERNAS
De acordo com 6.4.11.4.2, as canaletas instaladas sobre paredes devem ser escolhidas e instaladas de modo a não danificar os cabos nem comprometer seu desempenho. E devem possuir propriedades que lhes permitam suportar sem danos as influências externas a que forem submetidas.
O atendimento destas duas prescrições é plenamente conseguido quando são utilizadas canaletas metálicas sem rebarbas, com cantos arredondados e longos raios de curvatura. Devido ao peso do produto acabado e facilidade de manuseio, o alumínio é o material preferencial de fabricação das canaletas para atender 6.4.11.4.2.
SEPARAÇÃO ENTRE CIRCUITOS DE ENERGIA E DE SINAL E COMPATIBILIDADE ELETROMAGNÉTICA
Em 9.2.9.5, a norma indica que circuitos de energia e de sinal podem ocupar a mesma canaleta, desde que instalados em compartimentos separados. No entanto, a norma adverte em 4.2.7.2 que todos os componentes da instalação elétrica devem atender às exigências de compatibilidade eletromagnética.
O atendimento deste requisito é muito difícil de ser conseguido com a utilização de canaletas plásticas ou de aço. A solução técnica e econômica teórica e também comprovada por ensaios de laboratório nos casos onde é desejável uma blindagem adequada de sinais acoplados de forma condutiva e irradiada é a utilização de canaletas em alumínio.
SEGURANÇA NO CASO DE INCÊNDIOS
O item 5.2.2.2.3.c. da norma estabelece requisitos para o caso de linhas aparentes em condutos fechados (que incluem as canaletas sobre paredes) em áreas comuns e de circulação e em áreas de concentração de público, em locais BD2, BD3 e BD4. Nestas situações, as canaletas devem ser metálicas (alumínio ou aço) ou de outro material incombustível, desde que sejam não-propagantes de chama, livres de halogênios e com baixa emissão de fumaça e gases tóxicos.
Fonte e credibilidade:
http://www.realcenter.com.br/noticias/instalacoes-de-canaletas-aparentes-conforme-a-norma-nbr-5410