Planejamento e adequação a requisitos e normas asseguram bons resultados estéticos e de segurança
Deixar as instalações elétricas e de dados à mostra traz inúmeras vantagens: facilita mudanças no layout do ambiente, dispensando o quebra-quebra, e simplifica o acesso à infraestrutura de condutores para a realização de manutenções na rede. Não à toa é solução amplamente empregada em espaços industriais. Nas áreas comerciais e residenciais, é também opção que confere personalidade ao projeto de interiores. “Dá um ar industrial e combina muito com materiais mais rústicos, como cimento queimado e tijolo aparente”, exemplifica o arquiteto Rodrigo Kolton, do escritório RK Arquitetura e Design.
Antes de adotar o conceito, é bom ter em mente que o custo dos sistemas aparentes costuma ser mais alto que o das instalações embutidas tradicionais, além de demandar produtos específicos. “Mas é solução extremamente segura, desde que se utilize os materiais adequados”, diz o engenheiro eletricista Wilson Moura, professor de Infraestrutura Urbana e Predial da Escola da Cidade.

Canaletas de PVC – Schneider Electric
Para a passagem dos condutores, são recomendadas eletrocalhas e eletrodutos em aço galvanizado; no caso do emprego de materiais plásticos, como o PVC, a exigência é que sejam autoextinguíveis. Ponto igualmente importante, ressalta Moura, é o ordenamento da instalação. “A instalação aparente mal planejada e mal executada pode dar a impressão de confusão; na iluminação, pode até mesmo limitar o campo de visão.”
O conselho do engenheiro Daniel Gatti, gerente de Marketing da divisão residencial da Schneider Electric, é iniciar o planejamento pela avaliação das necessidades do ambiente em termos de quantidade de tomadas, interruptores e pontos de dados. “Com isso podemos determinar o tamanho e tipo de canaleta a ser utilizada, sempre levando em consideração o nível correto de ocupação pelos cabos. Reforçamos também a necessidade dos acessórios corretos como curvas e T’s que respeitem a curvatura ideal dos cabos”, indica o profissional.
Dá um ar industrial e combina muito com materiais mais rústicos, como cimento queimado e tijolo aparente
Rodrigo Kolton
DEMANDAS TÉCNICAS
Pela flexibilidade e agilidade que imprimem à obra, as instalações aparentes são indicadas para reformas e retrofits. Nessas situações, é comum tirar partido da solução para ampliar os pontos de alimentação elétrica e de iluminação. O cuidado aqui está em não sobrecarregar a rede existente. “É sempre necessário verificar a carga instalada do apartamento”, alerta Rodrigo Kolton. Referência para a checagem da informação é o projeto elétrico da edificação.
Outra fonte de consulta obrigatória é a NBR 5410:2004 – Instalações elétricas de baixa tensão. “O item 6.2.11 traz prescrições para a instalação, inclusive sobre os eletrodutos”, detalha o engenheiro Everton Moraes, fundador do blog Sala de Elétrica. Entre outras condições, a norma define a quantidade máxima de condutores que a eletrocalha pode receber. “É fundamental deixar espaço suficiente para a acomodação dos cabos, e também para permitir a ventilação natural, responsável pelo resfriamento dos condutores”, justifica o especialista. Ele exemplifica: “Três ou mais condutores devem ocupar, no máximo, 40% da eletrocalha”.

Fabricantes oferecem sistemas completos, como canaletas, caixas e acessorios (Divulgação: Schneider Electric)
Condutores de eletricidade e de telecomunicações jamais devem ocupar a mesma canaleta, alertam os especialistas. O problema, explica Everton, é que há possibilidade de interferência eletromagnética, criada pela corrente elétrica, na transmissão dos dados. Wilson Moura, da Escola da Cidade, chama a atenção também para a necessidade de utilizar prumadas diferentes para abrigar diferentes perfis de cargas. O correto é ter sistemas dedicados, por exemplo, para iluminação, para alimentação de equipamentos que exigem correntes mais elevadas, como freezers e de ar condicionado.
ELETRODUTOS: METAL OU PLÁSTICO
A instalação aparente mal planejada e mal executada pode dar a impressão de confusão; na iluminação, pode até mesmo limitar o campo de visão
Wilson Moura
As duas opções têm desempenho semelhante, avalia Wilson. A principal diferença é a resistência mecânica. Em áreas onde os eletrodutos ficam sujeitos a contatos frequentes, é indicado optar pelos produtos metálicos, mais robustos. A capacidade destes em termos de armazenamento de condutores, afirma Everton Moraes, é no geral maior. Ponto positivo para as canaletas de PVC é o preço mais em conta.
Em ambos os casos, os fabricantes oferecem sistemas completos, contendo eletrodutos, caixas de sobrepor, curvas e outros acessórios, como adaptadores, tampões e braçadeiras. Também é possível encontrar no mercado produtos de dimensões variadas, destinados a abrigar condutores de diferentes bitolas, além de opções de sistemas coloridos, pensados para facilitar a decoração do ambiente.
Fonte e credibilidade: https://www.aecweb.com.br/cont/m/rev/instalacoes-eletricas-aparentes-conheca-vantagens-e-tecnicas_10425_0_1