Isolação dos condutores elétricos. Confira porque ela é tão importante e conheça as diferenças entre os diversos tipos.

Para ter fios e cabos elétricos de qualidade, durabilidade e segurança asseguradas não basta apenas que eles sejam fabricados com cobre com alto grau de pureza.

Tão importante quanto o cobre utilizado está o material usado para a isolação dos condutores elétricos.

Hilton Moreno, engenheiro eletricista, professor e consultor, explica que a função básica da isolação é confinar o campo elétrico resultante da tensão aplicada aos fios e cabos em seu interior, ou seja, com a aplicação de um material isolante ficam praticamente eliminados os riscos de choques elétricos e curtos-circuitos.

Rosevaldo Toaliari, supervisor de desenvolvimento de produtos e processos da COBRECOM Fios e Cabos Elétricos, revela que as isolações dos fios e cabos de baixa tensão são constituídas por materiais sólidos termoplásticos como o PVC (Cloreto de Polivinila) e os termofixos como o EPR (Borracha etileno-propileno), o HEPR e o XLPE (Polietileno reticulado).

Também existe a isolação com compostos especiais como os materiais não halogenados.

“Entre vários aspectos que diferenciam cada um desses materiais isolantes entre si, dois dos mais importantes são a rigidez elétrica, ou seja, o que cada produto suporta de tensão elétrica; e quais valores de temperatura máxima os materiais suportam nos regimes contínuos de sobrecarga e curto-circuito quando a corrente elétrica passa pelo condutor”, afirma Moreno.

O profissional ressalta que quando os fios e cabos trabalham com temperaturas acima das quais suportam, eles passam a perder suas propriedades físicas, químicas, mecânicas e elétricas.

Isolação em PVC (Cloreto de Polivinila)

Segundo Moreno, a rigidez dielétrica do PVC apesar de elevada é menor do que de outros isolantes. Já sua resistência aos agentes químicos em geral é muito boa.

“O material quando devidamente formulado não propaga chama, mas sua combustão emite grandes quantidades de fumaça, gases corrosivos e tóxicos”, completa.

Além disso, o PVC tem classe térmica, que em condição de regime permanente, pode suportar temperatura de operação de até 70º C.

Toaliari revela que a isolação em PVC é utilizada em produtos que são indicados para circuitos de alimentação e distribuição de energia em instalações elétricas, residenciais, industriais e comerciais de baixa tensão com até 1.000 V.

Entre os produtos da COBRECOM Fios e Cabos Elétricos com esse tipo de isolação estão o Cabo Flexicom Antichama, o Cabo Multinax, os Cabos Cobrenax e o Cobrenax Flexível, o Cabo PP, o Cordão Paralelo e o Cabo Plastisolda.

Isolação em EPR (Borracha etileno-propileno)

Entre as vantagens desse material estão a excelente rigidez dielétrica e a grande flexibilidade do produto final, até mesmo em temperaturas relativamente baixas.

Além disso, possui boa resistência à água e aos agentes químicos. E sua classe térmica permite que em condição de regime permanente os fios e cabos elétricos com essa isolação possam aquecer até 90º C durante a passagem de energia elétrica.

“Também possui uma ótima resistência às descargas e radiações ionizantes e grande resistência à deformação que permite temperaturas de 250º C durante os curtos-circuitos”, informa Moreno.

Isolação em HEPR

Nos últimos anos surgiu no mercado uma variação do EPR, chamada de HEPR. De acordo com Moreno, o HEPR possui as mesmas características do EPR, sendo que a diferença principal fica por conta do processo de aplicação do material em fábrica.

“Ambas as isolações são bastante flexíveis e fáceis de trabalhar”, afirma o profissional.

Além disso, esse tipo de isolação, assim como o EPR, é praticamente isento do fenômeno ‘treeing’, que são arborescências que se formam no material isolante, que provocam descargas parciais e deterioração do material isolante.

“Essa isolação permite temperaturas de até 90º C em regime permanente, 130º C em caso de sobrecarga e 250º C quando em curto-circuito”, explica Toaliari.

COBRECOM Fios e Cabos Elétricos disponibiliza os seguintes produtos com isolação em HEPR: Cabo GTEPROM Flex HEPR, Cabo GTEPROM Rígido, Cabo Multinax Flex HEPR e Cabos Superatox Flex HEPR.

Isolação em XLPE

Os cabos com essa isolação são mecanicamente bastante resistentes inclusive ao impacto.

Tem excelente rigidez dielétrica, suporta 90º C de temperatura em regime permanente, resistência à deformação térmica em temperaturas de até 250º C. Também suporta bem o contato com as intempéries.

Os produtos da COBRECOM Fios e Cabos Elétricos com isolação em XLPE são os Cabos Compex Rígido Compactado 90º C e o GPEX Flex 90º C.

Isolação com Compostos não Halogenados

Esses compostos podem ser fabricados para classes de temperatura em regime permanente de 70º C ou 90º C.

Outro diferencial é que não propaga chama e por não ter halogênio (cloro) em sua composição, durante sua combustão emite pouca fumaça e sem a presença de gases corrosivos e tóxicos.

“Por isso os cabos com esse tipo de isolação são indicados para locais com alta densidade de ocupação e lugares com difíceis rotas de fuga, como estádios, hospitais, grandes prédios comerciais, entre outros”, ressalta Toaliari.

COBRECOM Fios e Cabos Elétricos possui produtos como o Cabo Superatox Flex 70º C, na qual a isolação em material não halogenado suporta uma temperatura de trabalho de até 70º C; e o Cabo Superatox Flex HEPR 90º C para 1, 2, 3 e 4 condutores.

“No caso do Superatox HEPR, a isolação do cabo é feita em HEPR para que ele possa suportar uma temperatura de trabalho de até 90º C e a sua cobertura é feita em material não halogenado”, conclui Moreno.

Sobre a COBRECOM Fios e Cabos Elétricos:

Fundada na década de 90, a empresa é 100% nacional e especializada na fabricação de fios e cabos elétricos de baixa tensão. Atualmente possui duas modernas unidades fabris em Itu, SP, e Três Lagoas, MS, que contam com tecnologia de ponta para garantir a excelência de seus produtos, que são fabricados com cobre puro para fins elétricos com alto grau de pureza.

O seu rigoroso acompanhamento de todo o processo de produção garante materiais seguros e confiáveis que atendem a todas as normas de fabricação.

Além disso, a COBRECOM Fios e Cabos Elétricos é homologada pela Petrobrás, conta com certificado de qualidade ISO 9001 e certificados de conformidade em produtos (Inmetro) em toda sua linha. Também é associada da Qualifio (Associação Brasileira pela Qualidade dos Fios e Cabos Elétricos).

Fonte e credibilidade: http://www.cobrecom.com.br/isolacao-dos-condutores-eletricos–confira-porque-ela-tao-importante-conheca-as-diferencas-os-diversos-tipos-/1/