Isolação dupla, entenda!

Outro dia fui questionado por um aluno em um curso de NR10, sobre o porque de alguns equipamentos possuírem apenas dois pinos do plug quando saem de fábrica? Todos os equipamentos não teriam de ter um pino de aterramento?

A simplicidade da pergunta me levou a pensar na sua importância. É previsto na norma NR10 os sistema de aterramento, para garantir uma maior proteção ao usuário que direta ou indiretamente interajam em instalações elétricas e que todos os equipamento deveriam possuir sistemas que garantissem tal proteção.

Nesse sentido os equipamento elétricos portáteis são concebidos de forma a possuir uma isolação dupla de maneira que a carcaça do equipamento fique completamente isolado de suas partes vivas (partes energizadas), Isto se faz necessário devido a possibilidade de trabalho com estes equipamentos em locais variados não sendo interessante para tais serem fixas a um sistema de aterramento.

Os equipamentos elétricos que possuem isolação dupla devem possuir o simbolo a seguir e deve ser impresso no corpo do equipamento.

Isolação dupla em carregador portátil.

Simbolo de dupla isolação.

 

Alem do corpo normalmente plástico destes equipamentos, considerados como uma primeira isolação, uma segunda camada de isolação interna separa as partes vivas das partas metálicas dos equipamentos, garantindo uma camada suplementar de proteção.

A norma que define a isolação dupla é a norma IEC 61140, que define equipamentos com isolamento duplo como um equipamento de classe de isolação II, veja o texto da norma:

EQUIPAMENTO DE CLASSE II (CLASS II EQUIPMENT)
EQUIPAMENTO no qual a proteção contra choque elétrico não se fundamenta apenas na ISOLAÇÃO BÁSICA, mas incorpora ainda precauções de segurança adicionais, como ISOLAÇÃO DUPLA ou ISOLAÇÃO REFORÇADA, não comportando recursos de aterramento para proteção, nem dependendo de condições de instalação

A isolação dupla está compreendida na NR10 entre os itens do anexo II a serem estudados como medidas de controle do risco elétrico veja:

4. Medidas de Controle do Risco Elétrico:

  • k) isolação dupla ou reforçada;

Vejamos o que diz o item 10.4:

10.4 – SEGURANÇA NA CONSTRUÇÃO, MONTAGEM, OPERAÇÃO E MANUTENÇÃO

10.4.3.1 Os equipamentos, dispositivos e ferramentas que possuam isolamento elétrico devem estar adequados às tensões envolvidas, e serem inspecionados e testados de acordo com as regulamentações existentes ou recomendações dos fabricantes.

Previsto na NR10 e corroborado por normas internacionais cabiveis, estes equipamentos devem passar por rigorosos testes de de isolação antes de serem lançados ao mercado.

 

Fonte e credibilidade: https://www.mundodaeletrica.com.br/isolacao-dupla-entenda/