Isolador elétrico

O isolador elétrico é o equipamento que tem o poder de garantir que o isolamento entre a terra e os condutores está funcionado da maneira correta. Além disso, cabe a ele fazer com que todos os esforços mecânicos de fixação e sustentação dos fios e dos cabos aconteça de forma correta.

Nos sistemas elétricos, o isolador elétrico preferido é o fabricado com porcelana e vidro temperado, porque ele conta com propriedades tanto elétricas quanto mecânicas. Além disso, o preço dessas matérias-primas é mais baixo e a fabricação é executada de maneira simplificada sem deixar de lado sua alta rigidez dielétrica.

No entanto, o isolador elétrico também pode ser fabricado com materiais como Premix, TVE e Resina Epóxi. Os três materiais mencionados oferecem ao equipamento durabilidade e resistência, porém é necessário levar em consideração todas as especificações técnicas dos equipamentos em que o isolador elétrico será instalado.

É fato que nas linhas e elétricas de distribuição, os isoladores elétricos são os que tem maior vulnerabilidade.

Sendo assim, as concessionárias de energia elétrica precisam investir na conscientização das pessoas para evitar que ações de vandalismo danifiquem o equipamento e que resultam na interrupção do fornecimento de energia elétrica e gera custos na execução das manutenção destinadas a correção do problema.

Usado principalmente na distribuição da energia elétrica, é fundamental que o isolador elétrico seja submetido a lavagens periódicas e a inspeções ainda mais se eles forem usados em ambientes onde há poluição oriunda da ação de indústria ou em locais em que a atmosfera é salina.

Essa medida é indicada, porque ela faz com que diminuam os riscos de interrupção no fornecimento de energia elétrica que é causada por interrupções oriundas das correntes de fuga.

Características do isolador elétrico

O isolador elétrico também pode ser chamada de dielétrico. Tal nomenclatura é possível em razão das cargas elétricas que não tem o poder de se movimentar de forma livre. Sendo assim, o equipamento pode ser separado levando em consideração sua rigidez dielétrica.

Essa característica tem relação direta e influencia na tensão elétrica máxima que pode ser aplicada nos pontos extremos do isolante sem que haja possibilidade de rompimento. Vidro, borracha e óleo são alguns dos tipos de isolantes elétricos.

Peculiaridades do isolador elétrico de baixa tensão em Premix

Fabricados em Premix, os isoladores cilíndrico ou paralelos, consistem em um equipamento que é produzido a partir de uma composição de resina poliéster que recebe o reforço de fibra de vidro, na maior parte das vezes na cor laranja, porém nada impede que eles apareçam em outras cores,

A junção do latão com rocas métricas e Withwort resulta em insertos, mas nada impede que eles sejam fornecidos também com a presença de roscas especiais.

Isolador Elétrico Epóxi - Adetech

O isolador elétrico tem rigidez dielétrica alta, seu material é auto extinguível, sua resistência ao arco é boa assim como a resistência a tração e a compressão.

Como o próprio nome já diz, os isoladores em epóxi t são fabricados em resina epóxi mais a junção de cargas minerais na cor marrom. Eles tem baixa e média tensão que são empregadas para funcionar como barramento suporte em disjuntores, quadros e seccionadoras.

Fonte e credibilidade: https://gtgrafites.com.br/isolador-eletrico/