Leitura de diagramas elétricos, um diferencial para o eletricista.

Ao falarmos de diagramas não podemos deixar de lado as normas técnicas, uma vez que cada país rege a sua. Para você profissional da área ser um destaque, é necessário se atualizar quanto aos assuntos técnicos. No território brasileiro a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) é a instituição responsável pelo tema e atua em toda a área técnica nacional, foi adotada pelos órgãos federais, estaduais, municipais e empresas com intuito de padronizar e organizar desenhos, terminologia, processos, ensaios e outros mais… Cada país pelo fato de ter seu próprio órgão regulamentador, possuem suas simbologias e processos, algumas normas no entanto são aceitas em mais de um país. Uma dica importante é sempre procurar se atualizar e estudar as normas vigentes na região em que estiver atuando.

Diagrama com vários circuitos elétricos.

Diagrama com símbolos que demonstram alguns elementos em uma rede elétrica.

 

Todo eletricista, seja ele de comandos elétricos, predial ou industrial tem que desenvolver meios de acompanhar as normas. Elas nos dizem o que fazer, mas temos na obrigação de cumprir e seguir a risca tudo que se planeja e, estudar antes fica mais claro e fácil de desenvolver e executar. Então por que não se profissionalizar? Você como proprietário de uma obra jamais contrataria um profissional que não estivesse habilitado para tal função.

Se tratando de diagramas elétricos temos uma coleção extensa de símbolos para seguir e ficar atento a estes elementos é crucial para uma boa interpretação. Para conseguir fazer uma boa leitura de diagramas você precisa estar atualizado as normas técnicas, atento aos símbolos, ter uma noção de planta baixa e desenho arquitetônico, ser um profissional perspicaz e observador, estas são marcas de um bom profissional.

Existem três tipos de diagramas que são eles:

  • Funcional
  • Multifilar
  • Unifilar

Saber suas diferenças e aplicações é de grande importância. Ao desmembrar cada diagrama podemos observar alguns elementos parecidos. Como exemplo o diagrama funcional e multifilar embora suas funções sejam diferentes, no primeiro apresenta a ligação como é feita sem respeitar a passagem nos eletrodutos. Já o multifilar demonstra as ligações nas suas respectivas passagens e têm em comum os desenhos dos condutores e elementos. O unifilar já é uma linguagem mais avançada em que o projetista demonstra ao eletricista a passagem dos condutores nos eletrodutos, a posição do QDC (Quadro de distribuição do Circuito), demonstra os elementos, as lâmpadas que são controladas pelos seus interruptores, informações como escala e dentre vários outros elementos que constituem um diagrama unifilar, este é desenhado sobre uma planta baixa. A figura a seguir demonstra um diagrama unifilar.

Diagrama unifilar

Diagrama unifilar de uma instalação elétrica

 

Com estes conhecimentos reunidos fica a cargo do profissional desempenhar um bom trabalho, pois não basta só o conhecimento técnico. A junção de prática, experiência e técnica irá fazer de você um profissional de ponta. Com as inovações tecnológicas em constante avanço, o surgimento do conceito de automação residencial por exemplo veio agregar a elétrica uma nova perspectiva de mercado, fazendo assim com que os eletricistas fiquem atentos aos símbolos acrescidos nos desenhos de diagramas elétricos.

Nos tempos atuais temos profissionais que aprenderam o ofício com seus pais e com tantos avanços tecnológicos, que vão das normas técnicas até softwares para confecção de desenhos e diagramas, fica cada vez mais difícil a estes profissionais sobreviverem a meio desenvolvimento forçando os mesmos a procurar qualificação e certificação, e um dos diferenciais importantes a estes profissionais é procurar entender e aprender com o máximo de aproveitamento leitura e interpretação de desenhos, uma vez que tais conhecimentos garantiram uma boa execução do trabalho.

 

Fonte e credibilidade: https://www.mundodaeletrica.com.br/leitura-de-diagramas-eletricos-um-diferencial-para-o-eletricista/