Luminária Pendente: um guia completo de como usá-los na decoração

O que é uma luminária pendente?

Os pendentes são luminárias que são instaladas no teto de um cômodo e penduradas por um ou mais fios. Ela é caracterizada por acomodar apenas uma lâmpada.

É muito comum que as pessoas confundam os lustres com os pendentes, mas a diferença entre eles é muito fácil de ser percebida.

Ao contrário dos pendentes, que possuem somente uma lâmpada, os lustres contam com duas ou mais lâmpadas. Ele normalmente é bem mais robusto do que o pendente.

Os pendentes vêm com a mais variada gama de modelos, com estilos diferentes, materiais, cores, tamanhos e formatos variados. Toda essa diversidade de produtos faz com que ele seja um tipo de luminária fácil de ser inserida no ambiente.

pendentes diferentes estilos - Luminária Pendente: um guia completo de como usá-los na decoração

Qual o pendente ideal para o meu ambiente?

Agora que já sabemos exatamente o que é um pendente e o que diferencia ele de um lustre, podemos começar a pensar em quais são os melhores para cada tipo de ambiente.

Dicas gerais

Algo para sempre se ter em mente tratando-se de decoração e iluminação é prezar pelo equilíbrio. Muita iluminação não é legal, pois além de deixar um efeito exagerado, ela também deixa a vista desconfortável. Pouca iluminação também não é indicado, pois dificulta as tarefas realizadas no local.

Na hora de escolher o tamanho e a quantidade de pendentes, pense no tamanho do local: ambos devem estar de acordo com as dimensões do ambiente.

Embora o nosso objetivo seja falar do uso das luminárias pendentes em todos os ambientes da casa e de várias maneiras, isso não significa que você deve utilizar todas elas. Aposte em outros tipos de luzes e luminárias no mesmo espaço e em cômodos diferentes.

Lembramos também que não existe regra para a harmonização dos pendentes no ambiente, apenas inspirações e indicações.

Sala de jantar

Nesse cômodo, normalmente os pendentes para sala de jantar são posicionados em cima da mesa de refeições. Dessa maneira, procure por um equilíbrio entre o tamanho dos pendentes e a quantidade de peças.

Uma maneira de realizar essa harmonização é apostar em dois ou três pendentes grandes ou optar por quatro ou cinco pendentes de tamanho mediano. Claro que isso dependerá das dimensões do seu ambiente e da mesa de jantar.

Em salas de jantar que possuem outros elementos, como quadros e aparadores, um ou dois pendentes mais minimalistas podem ser usados em conjunto dos móveis.

pendente na sala de jantar - Luminária Pendente: um guia completo de como usá-los na decoração

Sala de estar

A sala de estar, no geral, é a sala que também fica a TV. Dessa maneira, é bom tomar cuidado para que as luminárias do local não interfiram na hora de assistir TV.

Nesse cenário, os pendentes para sala de estar não costumam ser o centro das atenções: eles não fazem a iluminação geral.

Entretanto, você pode usá-lo de outra maneira que dê mais personalidade ao local. Aliar um ou dois pendentes à uma extremidade do cômodo com uma poltrona confortável é um ótimo jeito de criar um cantinho de leitura.

Assim como na sala de jantar, na sala de estar essa luminária também pode ser usada em conjunto com quadros e aparadores. Outra forma de usá-los é fazer sua instalação em uma das extremidades do sofá com mesinhas de canto.

pendente na sala de estar - Luminária Pendente: um guia completo de como usá-los na decoração

Cozinha

A cozinha é sempre um lugar delicado para instalar luminárias por conta do vapor que vem do preparo dos alimentos e do próprio calor do fogão. Por esses motivos, analise bem os locais que as luminárias serão instaladas e procure afastá-las do vapor e do calor.

O local mais comum para instalar pendentes para cozinha é em cima da bancada. Os variados modelos proporcionam a liberdade de dar diferentes personalidades àquela área.

Nesse ambiente, você pode combinar diferentes modelos que possuam propostas semelhantes, ou seja, que tenham a mesma cor, o mesmo acabamento ou formatos parecidos.

Caso a sua sala de jantar esteja integrada com a cozinha, as nossas indicações são as mesmas mencionadas no tópico sobre sala de jantar acima. Caso a cozinha seja isolada e possua apenas uma pequena mesa para refeições, o uso de apenas um modelo em cima da mesa já será o suficiente para criar uma iluminação sutil e direcionada.

pendentes na cozinha - Luminária Pendente: um guia completo de como usá-los na decoração

Área gourmet e varanda

O espaço gourmet e a varanda exigem um cuidado especial para a escolha de pendentes. Isso porque esses ambientes podem ser abertos e demandam atenção para que as peças não fiquem à mercê de chuvas, ventos e calor intenso.

Os pendentes para varanda ficam mais harmoniosos quando estão ao lado de cadeiras, poltronas ou pequenos sofás. Combinando a luminária com uma lâmpada de tom quente, a iluminação ficará extremamente aconchegante.

Já o pendente para area gourmet pode ser focado na bancada, assim como em uma cozinha convencional, ou em cima da mesa de refeições. Por ser um local de recreação e lazer, procure por modelos mais modernos e despojados: eles trarão mais personalidade ao espaço.

Caso a sua varanda ou área gourmet seja aberta e esteja sujeita à mudanças climáticas, existem pendentes para área externa. Entretanto, essas peças são um pouco mais rústicas, pois precisam ser resistentes.

pendente para varanda e area gourmet - Luminária Pendente: um guia completo de como usá-los na decoração

Banheiro

No banheiro, o local mais comum e adequado para instalar o seu pendente é na bancada da pia. O efeito criado pela iluminação com o espelho é sutil e elegante.

Dependendo do tamanho do banheiro, você poderá combinar até dois pendentes juntos. Entretanto, priorize os pendentes pequenos: eles são mais delicados e se encaixam melhor nessa situação.

pendente para banheiro - Luminária Pendente: um guia completo de como usá-los na decoração

Quarto

O quarto é um dos cômodos onde os pendentes mais tem liberdade para serem instalados, pois dependendo da proposta do espaço, ele poderá ser colocado em diferentes locais.

A luminaria pendente para quarto ao lado da cama é a proposta mais comum e mais utilizada. Ela cria uma luz sutil que é agradável para relaxar e dormir. Além disso, ela dá destaque às texturas presentes ali: papel de parede, cabeceira, roupas de cama, criado mudo e os objetos que ali estão.

Como já mencionamos, a luminária suspensa aliada de um espelho sempre cria um efeito legal e no quarto não é diferente. Em penteadeiras ou espelhos pendurados o pendente formará um bom conjunto.

Caso você possua uma escrivaninha ou uma cadeira de leitura no quarto, o pendente também pode ser utilizado ali.

O seu quarto é o seu espaço, use e abuse da criatividade para deixá-lo bonito e aconchegante.

pendente para quarto - Luminária Pendente: um guia completo de como usá-los na decoração

Qual o tamanho ideal de um pendente?

A pergunta mais recorrente sobre os pendentes é qual o seu tamanho ideal e a verdade é que não existe uma resposta absoluta para isso. O tamanho de um pendente depende totalmente do ambiente no qual ele está inserido e se ele está sendo usado em conjunto com outros ou não.

Em ambientes maiores os pendentes maiores também são priorizados. Isso porque eles têm mais liberdade para serem instalados e não dão a sensação de local abarrotado.

O contrário também serve para cômodos menores. Dê mais atenção às luminárias suspensas pequenas, pois será mais fácil de lidar com elas e achar uma harmonia para as peças do espaço.

Qual a altura certa para um pendente?

Assim como o tamanho dos pendentes, a altura da sua instalação também é variável. O ideal é você acompanhar a sua colocação e analisar qual a melhor posição para a peça. Normalmente, o pendente deve ficar próximo a altura dos olhos de quem estiver utilizando o espaço.

Em mesas de jantar, por exemplo, a altura indicada é de 60cm a 70cm acima da mesa. Entretanto, sente-se e analise se essa posição será a ideal. É importante visualizar se a luz não atrapalhará quem está sentado.

altura ideal para pendentes - Luminária Pendente: um guia completo de como usá-los na decoração

Fonte e credibilidade: https://blog.lumienergy.com.br/luminaria-pendente/