A iluminação externa na área externa da nossa casa é algo extremamente importante. É o local da casa, que queremos nos sentir a vontade em qualquer hora do dia e impressionar os nosso convidados, com um ambiente bem iluminado, convidativo e aconchegante.
Seja em jardins, na fachada da casa, ao redor de piscinas ou na varanda, uma área externa com a iluminação correta pode valorizar o ambiente e, na maioria das vezes, transformá-lo em um espaço prazeroso para usufruir a qualquer hora. Arandelas, spots e luminárias ao chão, são algumas opções do que podemos utilizar no momento de manter a iluminação externa com estilo e bom gosto.
Projetos de iluminação são muito importantes para os ambientes demarca os caminhos, realça a vegetação e, principalmente, proporciona segurança. Com as lâmpadas corretas e os locais mais apropriados, sua área externa pode ficar bem mais acolhedora e perfeita para receber visitas.“
Para criar uma boa e interessante iluminação externa, neste artigo, preparamos algumas dicas de como dispor a iluminação na área externa da sua casa. Inspire-se e ilumine ainda mais sua casa!
Entrada triunfal
Gostamos de nos sentir seguros ao chegar em casa. Por isso, ter o tipo certo de luz para nos receber e chegar à porta de casa com facilidade é muito conveniente e tranquilizador. Para iluminar a entrada da casa, é necessário focar em pontos estratégicos para garantir uma boa iluminação. Use a iluminação combinada com arandela e lâmpadas diretas e indiretas a decoração para causar uma boa primeira impressão e deixar o ambiente bem seguro. Como nesta residência projetada pelos arquitetos da Junor Arquitectos, onde a fachada da casa, recebe iluminação mais quente e indireta nas laterais e mais direcionada na porta principal de entrada, este conjunto deu ao espaço, mais clareza e segurança, facilitando a visualização de dentro para fora e vice e versa.
Empondere o jardim
Use a iluminação embutida para iluminar uma área externa da sua casa. Esta é a melhor porque a fonte de luz fica escondida. Luminárias de chão, sobre as árvores, luzes refletores, também são excelentes opções e proporcionar ampla iluminação. Essas luminárias não são apenas peças decorativas, mas são fontes de luz ideais para a leitura ou para os jogos. Embora as luminárias de parede tradicionais sejam a forma mais popular de iluminar as paredes, as de parede mais contemporâneas estão ganhando popularidade, pois proporcionam uma iluminação de realce.
Luzes no terraço
Nas paredes do terraço, uma dica charmosa são as arandelas, com modelos variados para todos os estilos. As arandelas podem jogar a luz para cima, para baixo ou nos dois sentidos, e trazer um clima mais intimista e moderno para o espaço. Veja neste projeto de Anaíne Vieira Pitchon Arquitetura de Interiores, como a iluminação valoriza e realça o terraço desta casa.
Acrescente charme a área externa
A iluminação em áreas externas, como fachadas e jardins, pode dar uma outra cara ao ambiente. As luzes externas devem cumprir sua função fundamental que é luminar um ambiente, mas ainda estilizar e incrementar a decoração. Por isso, use e abuse das diversas formas de iluminar o seu jardim.
Iluminando a vegetação
A iluminação uplighting ilumina a vegetação de baixo para cima é a ideal para valorizar as árvores e vegetação do seu jardim. Use a iluminação ao redor da área externa. Valorize o espaço, sem agredi-lo, buscando a naturalidade e a decoração de um jeito vigoroso e agradável.
Varanda iluminada
A iluminação de varanda é uma excelente forma de decoração, pois ajudam a manter a claridade na área externa durante as noite. Aplique a iluminação em casa canto do espaço, para garantir a iluminação na medida certa. Lanternas, luminárias de jardim e spots são alguns exemplos de produtos que podem ser adquiridos para o espaço, ou se preferir adicione a iluminação do ambiente em locais inusitados e criativos, como nesta varanda desenvolvida pela arquiteta de interiores Patricia Aguiar, a decoração com nichos localizado na parede feita em madeira, garantiu o destaque especial nas plantas expostas na área e ainda otimizou a iluminação, que recebeu uma ar moderno e atual para a varanda da casa.
Tapete de luz
As escadas e corredores devem ter boa iluminação geral para a sua segurança. Para evitar acidentes, as escadas devem ser iluminadas de cima para baixo. A iluminação no chão do jardim ou área de lazer, também pode ser feita de forma decorativa, como velas e luminárias grandes espalhadas pelo ambiente. Este deck iluminado é um projeto de Michele Moncks Arquitetura, para uma cobertura em Porto Alegre.
Luzes decorativas
A iluminação de um ambiente pode ter somente a função decorativa. Mega luminárias e pendentes, suporte para velas, ou candieiros, são ideais para a área da varanda ou pátios. Embora as luminárias de parede e abajures, sejam maneiras tradicionais para iluminar essas áreas, a iluminação mais rústicas estão ganhando popularidade, pois proporcionam uma iluminação de realce.
Na área da piscina
Nas piscinas a iluminação pode focar em locais específicos, como na parte interna da piscina, nas paredes laterais, ou áreas de estar como a varanda e sacadas, e por todo jardim. A iluminação pode ser usada para iluminar o ambiente indiretamente e proporcionar gostosos banhos de piscina a noite.
Fonte e credibilidade: https://www.homify.com.br/livros_de_ideias/356000/maravilhosas-ideias-para-iluminacao-externa-da-casa