Monte o padrão de energia de acordo com as normas da distribuidora

Antes de pedir uma ligação de energia o cliente deve montar o padrão de acordo com as normas da distribuidora baseadas nas orientações da ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas e da Aneel – Agência Nacional de Energia Elétrica. Com o padrão montado corretamente o responsável pelo imóvel deve procurar uma agência de atendimento para pedir a ligação e ficar atento, pois as normas mudaram desde janeiro deste ano e os padrões instalados com as antigas orientações serão aceitos somente até dezembro de 2015. Esse prazo foi dado para que fornecedores de padrão e os clientes se adequem às novas regras.

“É fundamental que o cliente faça tudo de acordo com as normas para evitar que o padrão seja reprovado, causando atraso na ligação”.

O que é padrão de entrada?

Padrão de Entrada é o conjunto de instalações composto de caixa de medição, sistema de aterramento, condutores e outros acessórios indispensáveis para que se faça a sua ligação com segurança. O padrão de entrada indicado para cada tipo de imóvel depende do tipo de ligação (monofásica, bifásica ou trifásica) e do local adequado para sua instalação, que pode ser poste, muro ou parede.

É recomendado manter um responsável no local da ligação para receber a equipe responsável pela instalação. Havendo reprovação do pedido por motivos de responsabilidade do cliente, ele deve fazer uma segunda solicitação e serão cobrados os custos da vistoria, na primeira fatura após a execução do serviço. Para o caso de ligação trifásica, ela deverá estar compatível com a carga fornecida, ou seja, a carga no momento da vistoria deverá ser superior a 15.400 watts ou ter algum equipamento trifásico, caso contrário, estará sujeito à cobrança da diferença de preço do medidor na primeira fatura de energia de acordo com a Resolução da Aneel 414 art. n° 73.

Medidor

Ao ligar o seu imóvel à rede elétrica a Desterro instala o relógio medidor do consumo. Este medidor é de propriedade da concessionária, não deve ser manipulado pelo cliente em nenhuma hipótese e o leiturista deve ter livre acesso a ele.

Documentos para pedir ligação

Pessoa Física

– CPF (não pode estar em situação cadastral cancelada ou anulada na Receita Federal);

– Documento oficial de identificação com foto (RG, Carteira de Trabalho, Passaporte, RANI, etc.);

– Endereço completo do local onde a energia será ligada;

– Relação da carga instalada e suas respectivas potências;

– Contato: telefone e endereço de e-mail, caso possua;

– Autorização do Órgão Ambiental competente, caso a unidade consumidora esteja em área de proteção ambiental;

– Número do medidor do vizinho ou outra informação de unidades consumidoras próximas para facilitar a localização do imóvel.

Pessoa Jurídica

– Razão Social;

– CNPJ (Cadastro Nacional Pessoa Jurídica);

– Documento oficial de identificação com foto (RG, Carteira de Trabalho, Passaporte, RANI, Etc.) e CPF de um dos administradores ou responsáveis legais pela empresa;

– Documento de Constituição da Pessoa Jurídica (Contrato Social, Estatuto Social, Regulamento Geral, Convenção Condominial, etc.);

– Endereço completo do local onde a energia será ligada;

– Relação da carga instalada e suas respectivas potências;

– Contato: telefone e endereço de e-mail, caso possua;

– Autorização do Órgão Ambiental competente, caso a unidade consumidora esteja em área de proteção ambiental;

– Número do medidor do vizinho ou outra informação de unidades consumidoras próximas para facilitar a localização do imóvel.

 

Fonte e credibilidade: http://www.portalnabocadopovo.com.br/2015/03/12/monte-o-padrao-de-energia-de-acordo-com-as-normas-da-distribuidora-e-chame-a-energisa-para-ligar/