Nobreak inteligente – Saiba quando utilizar

 

Os nobreaks são componentes importantes para a proteção de vários equipamentos e instalações. O seu uso é essencial em áreas onde parar as atividades pode gerar muitos prejuízos. Datacenters e servidores dependem bastante deste equipamento para o bom funcionamento das atividades diárias. O nobreak inteligente é a evolução deste importante sistema de proteção.

Muitos aparelhos podem sofrer sérios danos com a interrupção repentina de energia. Em alguns casos a perda pode ser pior, como por exemplo dados corrompidos. Portanto, os nobreaks devem ser encarados como uma peça fundamental para o ambiente de trabalho.

O que é um nobreak inteligente

O nobreak é a melhor opção para viabilizar, através de um equipamento único, energia elétrica estabilizada, senoidal e sem interrupções repentinas. Porém, os nobreaks, até recentemente, possuíam uma característica completamente gerenciável e sem interação direta com o usuário. O nobreak apenas mantinha a energia funcionando através de suas baterias. Todos os processos, como o de salvar arquivos e finalizar tarefas importantes, ficava por conta do usuário.

Felizmente, com o avanço tecnológico foi possível criar uma nova geração de nobreaks, os nobreaks inteligentes. Este tipo de equipamento não apenas estabiliza a rede elétrica, mas também é capaz de interagir com a máquina de forma direta, assim como o usuário pode interagir com o nobreak de forma fácil.

Com um nobreak inteligente, é possível programa-lo para mandar avisos por SMS, mensagens através do sistema do computador e até mesmo salvar aplicações e documentos em caso de queda de energia e fim iminente da bateria. Também é possível programar o equipamento para realizar o shutdown seguro dos servidores.

Assim, através da programação destas atividades nos nobreaks inteligentes, é possível não só garantir uma melhora na vida útil dos equipamentos e menos sustos, mas também uma maior escalabilidade de todos os setores ligados diretamente ao Datacenter, servidor ou qualquer outro equipamento ligado a estes equipamentos.

Quanto utilizar o Nobreak inteligente?

Quanto mais sensível for os equipamentos ou o sistema como um todo, mais recomendável é o uso deste tipo de equipamento. Por exemplo, se um servidor responsável por manter um sistema funcionando em uma empresa está prestes a ficar sem energia, o nobreak inteligente pode avisar todos os computadores do sistema sobre o problema. Assim, cada funcionário pode seguir com as instruções e ações necessárias para este tipo de problema.

Alguns equipamentos até são capazes de detectar quando um alarme de incêndio é ativado, prontamente iniciando o backup do servidor. Minimizando assim o prejuízo que o Datacenter vai ter com tal imprevisto.

O nobreak inteligente é uma opção essencial para quem quer manter a integridade da rede e do sistema, escalar os procedimentos que minimizam danos e prejuízos.

 

 

Fonte e credibilidade: https://www.condufibra.com.br/nobreak-inteligente-saiba-quando-utilizar/