O que é corrente e tensão alternadas?

Todo nosso sistema residencial e alimentado por tensão e correntes alternadas, geralmente remetido para o termo corrente alternada, mas nem todos sabem como isso ocorre e porque ocorre.

De uma maneira geral a tensão e correntes alternadas sofrem variação no passar tempo o que não ocorre na corrente e tensão contínuas, esse alternância é natural do processo de geração da energia elétrica através de geradores, a maior parte de nossa energia elétrica é gerada em grandes geradores nas hidroelétricas e desta maneira é alternada. Essa tensão e correntes quando geradas sofrem quatro ações, primeiro crescem indo de um momento nulo ou 0 até um máximo, segundo decrescem do ponto máximo até o ponto nulo novamente, no terceiro momento elas continuam decrescendo do ponto nulo até um ponto mínimo, e por ultimo crescem do ponto mínimo até o ponto nulo encerrando o ciclo.

Em um osciloscópio conseguiríamos ver este desenho que seria aproximadamente assim:

Resultado de imagem para Onda senoidal de uma tensão alternada

Onda senoidal de uma tensão alternada

O desenho desta onda é chamado de senoide devido ao gráfico ser idêntico a um gráfico de uma função seno, também pode ser encontrada pelos seguintes termos onda senoidal, sinusoide ou onda sinusoidal.

A quantidade destes ciclos em um tempo é o que chamamos de frequência sendo sua medida de ciclos por segundo o Hertz (Hz). No Brasil as concessionarias determinaram que a frequência é 60Hz, ou seja este ciclo ocorre 60 vezes em um segundo. Isso significa que todas nossas lâmpadas estão piscando 60 vezes em um segundo, mas isso é tão rápido que nossos olhos não percebem.

Quando estamos distante de uma cidade grande no interior e olhamos para a cidade a noite conseguimos levemente perceber essa oscilação devida a distancia a luz demora ligeiramente um pouco mais para conseguirmos vê-la e conseguimos perceber essa leve oscilação, seus olhos não estão te enganando a luz realmente está piscando.

 

Fonte e credibilidade: https://www.mundodaeletrica.com.br/o-que-e-corrente-e-tensao-alternadas/?utm_content=buffer3c937&utm_medium=social&utm_source=facebook.com&utm_campaign=buffer