O fator de utilização de lâmpadas é um dado que diz respeito ao desempenho que aquela luminária possui frente às refletâncias do ambiente. Essa informação é fornecida pelo fabricante.
Dessa forma, ele é um dos componentes do cálculo luminotécnico, de extrema importância para o planejamento de uma iluminação eficiente.
Portanto, continue lendo o artigo porque vamos discorrer mais sobre o assunto. Confira!
Entenda sobre o cálculo luminotécnico
O cálculo luminotécnico nada mais é do que um cálculo para definir quais são os equipamentos e luminárias mais eficientes para deixar aquele ambiente com a iluminação adequada.
Assim, para fazer o cálculo, o método utilizado é o método dos lúmens. Ele foi definido pela CIE – Comissão Internacional de Iluminação. Além disso, outra tática, tendo como base a Lei de Lambert, também tem sua contribuição: o método ponto a ponto.
Método dos lúmens: veja o passo a passo
Falando sobre o método dos lúmens, ele é bem simples e, em função de tudo o que já foi dito e se faz necessário para uma iluminação ideal, fornece um número único para alcançar o cenário desejado.
Assim, antes de iniciar o método, deve-se fazer uma espécie de levantamento para que se chegue às características de instalação, que são as características construtivas da instalação (dimensões e classificação do tipo de iluminação), refletância das superfícies do ambiente, bem como a frequência da manutenção e quais são as condições de limpeza do local. A partir disso, pode-se dar início ao cálculo para alcançar o número único da luminância.
Sendo assim, os passos para se chegar a esse valor são:
- Determine o nível de iluminação médio de acordo com a norma NBR ISO/CIE 8995-1;
- Encontre o índice do local (k);
- Calcule o fator de utilização de lâmpadas (U);
- Defina o fator de manutenção (FM);
- Limite o ofuscamento;
- Determine o número de lâmpadas;
- Veja como distribuir as luminárias.

Método Ponto a Ponto (ou Método das Intensidades Luminosa)
Já falando sobre o método ponto a ponto, ele é mais utilizado quando as lâmpadas escolhidas são pontuais pequenas, com fechos de luz definidos. Pode-se citar, por exemplo, lâmpadas AR 70/111, lâmpadas dicróicas e lâmpadas halógenas tipo PAR.
Dessa forma, com uma condição específica onde a distância entre a fonte de luz e o objeto for, no mínimo, 5 vezes maior do que as dimensões da própria fonte de luz, é possível determinar a iluminância. O cálculo é feito dividindo a intensidade luminosa pela distância ao quadrado.
Fazer um projeto de iluminação pode ser um diferencial para sua empresa
Para fazer um projeto de iluminação, é necessário contratar uma empresa que seja especialista na área e possa prestar um serviço de alta qualidade. Esse é o caso da AALOK. A empresa possui certificado ISO 9001 e diversas outras certificações. Por isso, o atendimento é altamente especializado.
Além disso, a qualidade do produto é impressionante, pois as luminárias possuem vida útil de até 100.000 horas. E também a manutenção é mínima, acarretando economia para o bolso do gestor.
Fonte e credibilidade: https://aalok.com.br/blog/o-que-e-fator-de-utilizacao-de-lampadas/