É importante para um eletricista saber alguns conceitos que aparentemente são simples, mas conceitos que apesar da simplicidade apresentam certa dificuldade para serem explicados para um curioso porém leigo nos estudos da eletricidade.
A palavra circuito nos remete a um caminho fechado onde o fim é também o começo. O termo circuito elétrico é explicado como sendo um ou mais caminhos fechado em que se percorre a corrente elétrica, simples assim como parece. Mas é necessário entender outros elementos presentes em um circuito elétrico.
Todo circuito elétrico funcional é composto por uma fonte de tensão, podendo ser uma tomada, uma bateria, uma pilha, uma associação de varias pilhas ou qualquer outra fonte onde haja uma diferença de potencial elétrico. O segundo elemento de um circuito é uma carga que irá consumir energia elétrica e transforma-la em energia utilizável para o ser humano, podendo ser uma lâmpada, um resistor, um motor etc. Por último condutores elétricos (cabos elétricos) que conduzam esta corrente elétrica entre a fonte que a produz e a carga que a consome.
Para complementar o circuito, podem ser colocados adicionalmente componentes de controle e comando das cargas, como por exemplo um interruptor para ligar e desligar a lâmpada deste circuito.
Circuito série e paralelo.
O circuito descrito acima, configura um circuito simples de apenas uma carga, mas caso seja necessária a ligação de mais de uma carga estas podem ser configuradas de duas maneiras, a primeira em série e a segunda em paralelo.
Quando as cargas estão em série a corrente elétrica não terá nenhuma divisão pois somente haverá um caminho para que a mesma percorra. Caso as cargas estejam em paralelo, haverá um ponto no circuito onde a corrente elétrica irá ser dividida pois haverá mais de uma caminho para ela percorrer. Veja a figura abaixo:
Existe ainda a possibilidade em que não haja carga e neste caso ocorre um curto circuito, como não haverá uma carga para consumir a corrente elétrica haverá um alto aquecimento instantâneo que provavelmente danificara a fonte de tensão.
Caso em um circuito existam mais que duas cargas haverá a possibilidade do circuito ser ligado de forma mista, tendo parte das cargas em série e parte das cargas em paralelo. O comportamento da corrente elétrica neste tipo de circuito dependerá da ligação naquele ponto, tendo momentos em que a corrente elétrica será dividida e em outros a mesma seguirá sem divisão.
Todo o circuito residencial é ligado em paralelo, pois queremos garantir que haja a mesma tensão em cada ponte de tomadas ou ponto de iluminação e somente a ligação em paralelo e que garante tensão igual em todos os pontos.
Imagino que neste ponto o eletricista que lê o texto já é capaz de explicar para um curioso porém leigo o que é, e como se comporta um circuito elétrico.
Fonte e credibilidade: https://www.mundodaeletrica.com.br/o-que-e-um-circuito-eletrico/?utm_content=buffer42cd9&utm_medium=social&utm_source=facebook.com&utm_campaign=buffer
https://conhecendoeletrica.wordpress.com/author/oseiasalbuquerque/page/2/