O que é um KVA?

Resultado de imagem para O que é um KVA?

 

O kVA é uma medida de potência elétrica, chamada potência aparente. Suponhamos que a energia se destinava a alimentar apenas receptores resistivos, ou seja, aquecedores, torradeiras, etc. Este tipo de receptor consumisse toda a energia que recebesse. A potência que se consome desta forma chama-se potência ativa. Como estes receptores consomem toda a energia que recebem, a potência aparente que lhes é fornecida (em kVA) é igual à potência ativa que consomem (em Watt).

Suponhamos que juntemos motores elétricos aos receptores anteriores. Os motores elétricos consomem energia (ativa) quando estão a realizar trabalho e também devido a perdas devidas ao seu próprio aquecimento e ainda a perdas por atritos quando estão em rotação e a outras perdas (magnéticas). Além desta energia ativa, os motores necessitam de uma parcela de energia que não é consumida. Esta energia, chamada reativa, destina-se a produzir o campo magnético com que o motor funciona. É necessário fornecer ao motor uma potência (aparente) maior que a potência (ativa) que ele consome. É por isso que os fornecedores de energia cobram dos grandes consumidores não só a energia ativa (medida com contadores de energia ativa) mas também energia reativa (medida com contadores de energia ativa). Se assim não fosse, forneciam uma potência aparente (em kVA), mas o consumidor só pagava a potência ativa (em W).

Uma subestação que fornece 10 000 kVA pode fornecer um valor de 8 000 kW, por exemplo, pois a restante potência destina-se a abastecer os consumidores com potência reativa (medida em VAr). Note-se a potência aparente NÃO é a soma aritmética da potência ativa com a potência reativa.

o Kva, portanto, é a medida obtida pelo produto VxA, ou seja, tensão vezes corrente.Há uma diferença entre o Kw e o Kva nos circuitos de motores pois eles não são cargas resistivas como lâmpadas e chuveiros, eles são cargas reativas, e por isso causam uma defasagem angular entre tensão e corrente, por isso, o trabalho realizado pelo Kva é menor, assim precisamos de uma constante chamada de Fator de Potência, que é o cosseno do ângulo entre a parte real e a parte imaginária. O Kva ( Potência aparente) é a medida mais franca quando você quer dimensionar uma carga, pois ela é baseada na corrente, e não no consumo efetivo (Potência Ativa Kw). Para descobrir o Kva basta dividir a potência ativa (Kw) pela fator de potência, ou cosseno do ângulo como alguns chamam. Ficando Assim; Kva = Kw / fp Isso é o suficiente, se você tiver a tensão e a corrente também poderia fazer por um outro método. VA = V x A O fator de potência vem descrito em cada motor, mas em geral é 0,8 , por isso se você não achar escrito na placa pode jogar este valor aproximado. Se você desejar achar a corrente basta dividir o Kva pela tensão. I = Kva / v.

 

Fonte e credibilidade: http://cienciasaqui.blogspot.com.br/2011/02/o-que-e-um-kva.html