Em 2015, a Celesc publicou nova norma técnica sobre o fornecimento de energia elétrica em baixa tensão, que orienta sobre a construção e instalação dos padrões de entrada para as unidades consumidoras atendidas em 380V/220V (N-321.0001).
Como padrão principal, a norma prevê a implantação do poste com caixa de medição incorporada (o chamado kit postinho), a fim de diminuir a reprovação dos padrões de entrada e agilizar a ligação da unidade consumidora.
Veja, a seguir, nossas principais orientações sobre o assunto:
1 – Quais são as mudanças trazidas pelo kit postinho?
Com a adoção do kit postinho, os componentes externos agora são instalados dentro do poste. Ou seja, a caixa que abrigava o medidor e era fixada no poste por cintas metálicas passou a ser embutida, assim como os eletrodutos, que também passaram a ser moldados internamente.
![]() |
|
2 – O que o consumidor deve observar na compra do kit?
Os consumidores devem adquirir o kit postinho apenas de fabricantes homologados pela Celesc. A relação completa de fabricantes homologados e suas revendas está no nosso site www.celesc.com.br, na seção Normas Técnicas – Padrão de Entrada (veja neste link).
Lembramos que o kit postinho é formado pelo poste, fiação, caixa para abrigar os medidores, disjuntores, Dispositivo Protetor de Surtos (DPS), haste de aterramento e conectores, além de peças menores.
Os fabricantes homologados devem, obrigatoriamente, fornecer todos esses componentes montados conforme padrões estabelecidos, que devem ser assim disponibilizados aos consumidores nas revendas. Além disso, o kit conforme adquirido não pode ser modificado sem o conhecimento do fabricante, sob o risco de reprova no momento da fiscalização da Celesc.
3 – O que fazer em caso de irregularidades?
Se o cliente encontrar no mercado materiais que não estejam em conformidade com nosso padrão ou fornecedores vendendo kits incompletos, deve denunciar pelo nosso call center comercial (0800 48 0120).
4 – Como é feita a instalação?
Ao adquirir um kit postinho, o consumidor deve contratar um profissional habilitado para instalação conforme previsto na norma. Feito isso, é preciso solicitar o pedido de nova ligação em uma de nossas lojas de atendimento e aguardar a vistoria. Importante lembrar que o consumidor deverá informar, no momento do pedido de ligação, a capacidade de corrente do disjuntor bem como a relação de equipamentos elétricos com a respectiva carga, além da atividade desenvolvida na futura Unidade Consumidora e os documentos pessoais, incluindo CPF ou CNPJ.
5 – Quais os principais benefícios do novo padrão?
São vários os benefícios, desde a facilidade na compra do kit, que já vem com todos os materiais necessários; a redução do tempo para aprovação do padrão e ligação do consumidor; redução do custo com novas vistorias e do número de reprovas devido à não conformidade do padrão; e também aumento da segurança e da qualidade dos materiais utilizados. Tudo isso gera aumento da vida útil do padrão de entrada, beneficiando tanto a empresa quanto o consumidor.
Fonte e credibilidade: http://www.celesc.com.br/portal/index.php/noticias/1732-o-que-voce-precisa-saber-sobre-o-kit-postinho