Os 10 principais símbolos encontrados em diagramas elétricos

Estamos vivendo uma fase complicada na economia do país, e consequentemente, no mercado de trabalho. Conhecimento sempre foi um fator determinante para uma vida profissional invejável. Além do mais, com as facilidades tecnológicas atuais, a aquisição de conhecimento se torna cada vez mais necessária para várias profissões.

Na área de elétrica não é diferente, novos dispositivos são desenvolvidos a todo momento, com mais funções, praticidade, automação…  Por esta razão, tornam-se necessários conhecimentos específicos como, por exemplo, o de Leitura e Interpretação de Diagramas Elétricos (LIDE).

Neste artigo vamos tratar de algumas simbologias de dispositivos elétricos comumente utilizados pelos profissionais da área.

1. Botoeira

Botoeira símbolos encontrados em diagramas elétricos

 

Botoeiras são dispositivos de comando, que tem como função estabelecer ou interromper o circuito, a partir de um acionamento manual.

A letra S representa dispositivos como Interruptores, seletores. Ex.: Interruptor de controle, botões de pressão, interruptor de fim de curso, seletor interruptor de seleção, contato giratório.

2. Sinaleiro Luminoso

Sinaleiro símbolos encontrados em diagramas elétricos

 

Sinaleiro luminoso é um dispositivo que tem como função sinalizar, indicar o estado de um circuito elétrico.

A letra H representa dispositivos como dispositivos de sinalização. Ex.: Indicadores acústicos e visuais

3. Bobina do contator

Bobina do contator símbolos encontrados em diagramas elétricos

 

Bobina do contator nada mais é do que um fio de cobre enrolado em fomato espiral. Quando essa bobina recebe uma corrente a mesma produz um campo magnético que movimenta um conjunto de contatos mecânicos. Os contatos podem ser do tipo NA (normalmente abertos) e NF (normalmente fechados).

A letra K representa dispositivos como relés, contatores.

4. Fusíveis

Fusíveis símbolos encontrados em diagramas elétricos

 

Fusíveis são dispositivos conectados ao circuito elétrico que tem como função principal a proteção do circuito contra as sobrecargas da corrente elétrica, evitando possíveis danos ao sistema elétrico, tais como a queima do circuito.

A letra F representa dispositivos de proteção. Ex.: fusível, dispositivo de descarga de sobretensão, pára-raios.

5. Relé térmico

Relé térmico símbolos encontrados em diagramas elétricos

 

Relé térmico é um dispositivo de proteção de sobrecarga elétrica aplicado a motores elétricos. Este dispositivo de proteção visa evitar o sobre-aquecimento.

A letra F representa dispositivos de proteção. Ex.: fusível, dispositivo de descarga de sobretensão, pára-raios.

6. Contato do relé térmico

Contato do Relé Térmico símbolos encontrados em diagramas elétricos

 

O contator auxiliar é um contato desenvolvido para manobrar os circuitos de comando, intertravamento e sinalização. Não devendo ser utilizados para manobrar cargas em substituição aos contatores de força. NA – Contato normalmente aberto / NF – Contato normalmente fechado.

A letra F representa dispositivos de proteção. Ex.: fusível, dispositivo de descarga de sobretensão, pára-raios.

7. Motor trifásico com rotor gaiola de esquilo

Motor trifásico rotor gaiola de esquilo símbolos encontrados em diagramas elétricos

 

Motor trifásico com rotor gaiola de esquilo é um motor no qual o rotor é composto de barras de material condutor que se localizam em volta do conjunto de chapas do rotor, curto-circuitadas por anéis metálicos nas extremidades.

A letra M representa motores.

8. Disjuntor motor

Disjuntor motor símbolos encontrados em diagramas elétricos

 

Disjuntores motor são dispositivos de proteção para o circuito principal. Eles combinam controle e proteção do motor em um único dispositivo.

A letra Q representa dispositivos de manobra para circuitos de potência. Ex.: Disjuntor, seccionador.

9. Relé temporizador on delay

Temporizador OnDelay símbolos encontrados em diagramas elétricos

 

On delay: Quando a bobina de um relé temporizador on delay é energizada (ou no caso de modelos de estado sólido as entradas), os contatos mudam os estados depois do um tempo pré-determinado.

A letra D representa elementos binários, dispositivos de retardamento, dispositivos de armazenamento Ex.: Elementos combinados, linha de retardamento, elementos biestáveis, elementos monoestáveis, armazenamento do núcleo, registrador, gravador de discos.

10. Relé temporizador off delay

Temporizador OffDelay símbolos encontrados em diagramas elétricos

 

Off delay: Quando a bobina ou entrada de um rele temporizador off delay é energizada, os contatos mudam imediatamente os estados e depois de um tempo pré-determinado voltam para a posição original.

A letra D representa elementos binários, dispositivos de retardamento, dispositivos de armazenamento Ex.: Elementos combinados, linha de retardamento, elementos biestáveis, elementos monoestáveis, armazenamento do núcleo, registrador, gravador de discos.

Conclusão

Esse é apenas o começo das várias informações que você pode adquirir no Método LIDE. Por isso prepare-se, você ainda tem muitos símbolos e componentes para conhecer.

Temos muitas informações importantes sobre Leitura e Interpretação de Diagramas Elétricos (LIDE)

Então, compartilhe esse artigo do LIDE (Leitura e Interpretação de Diagramas Elétricos) com seus amigos para que eles também se preparem para a sequência insana de simbologias que ainda estão por vir.

 

Fonte e credibilidade: https://www.saladaeletrica.com.br/os-10-principais-simbolos-encontrados-em-diagramas-eletricos/