Padrão de plugues e tomadas – O que é?

Visto que no Brasil existiam vários tipos de plugues e tomadas diferentes, a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) criou a norma NBR14136 que se refere à padronização de tomadas e plugues, de tal forma que pudessem garantir uma segurança do usuário no manuseio do equipamento, bem como eliminar o uso de adaptadores para a ligação dos plugues incompatíveis.

Ao longo do tempo apareceram vários equipamentos eletrodomésticos que eram importados de outros países, ou fabricados no Brasil, estes possuíam diferentes tipos de tomadas que seguiam um padrão determinado pelo país importador ou até mesmo pelo fabricante.

Com esses produtos chegando ao Brasil, ou mesmo feitos por empresas internacionais situadas aqui, apareceram mais de 12 tipos de plugues e tomadas, o que resultava em um transtorno, pois o modelo da tomada instalada na residência não coincidia com o plugue do aparelho, fazendo então que o proprietário comprasse adaptadores para seus equipamentos, medida que não é segura e pode acarretar em choque elétrico, e também em uma possível sobrecarga nestes adaptadores.

Vários modelo de plugues e tomadas.

Tipos antigos de plugues e tomadas.

As tomadas

Com isso a norma brasileira NBR 14136 extingue os demais tipos existente de tomadas, e determina apenas dois modelos, de até 10 A e de até 20 A. Os plugues de até 10 A são obrigados a encaixarem nos modelos de até 20 A, e os plugues de 20 A não podem ser inseridos nas tomadas de 10 A.

10 A e 20 A.

Novo padrão de tomadas , 10 A e 20 A.

Ela possui uma proteção contra contato direto, tendo os contatos elétricos internos aprofundados em relação à superfície, como também uma elevação lateral que protege os dedos contra um possível contato com o pino, coisa que não existia nos modelos antigos.

Plug protegido contra contato.

Proteção contra contato direto.

Neste novo modelo, e, somente para as tomadas fixas ,essas instaladas nas paredes, é obrigatória a existência do encaixe para o pino terra, independente do plugue conter o pino terra ou não. Já para as tomadas moveis o pino terra não é obrigatório. O pino terra serve, para proteger o usuário caso um equipamento esteja em curto circuito.

Tomada com pino terra.

Tomada com o pino terra.

OBS. A proteção só irar ocorrer se seu equipamento possuir o pino terra como também se sua residência possuir um aterramento instalado.

Os plugues

A nova padronização define que os plugues podem ser de até 10 A e de até 20 A, sendo o de 20 A com a espessura do pino maior. Esse tamanho é definido pela corrente que o equipamento necessita. Ele irá conter 2 pinos redondos  e haverá 1 pino terra quando o aparelho necessitar de um aterramento. Neste novo padrão, os pinos podem conter uma isolação, ou não.

Modelo padrão para os plugues.

Plugues de 10 A e 20 A.

Com estas mudanças, será possível que os riscos de choque sejam eliminados, pois como visto, não há a menor possibilidade de contato direto com os dedos, e também não haverá essa preocupação de se ficar utilizando adaptadores.

Agora que vocês sabem desta norma, divulguem para seus amigos esse padrão brasileiro.

Telefones: (048) 3371-8018 e (048) 9809-0030  | E-mail: [email protected]