Porque a emenda do chuveiro derrete?

Sempre sou abordado por alunos e clientes que sempre fazem a mesma pergunta: Porque a emenda do meu chuveiro sempre derrete?

A natureza da corrente elétrica e suas características intrínsecas geram aquecimentos naturais nos condutores elétricos, nestes a sua estrutura molecular possui uma resistência específica, chamada de resistividade específica. Cada material na natureza possui a sua resistividade especifica este valor é usado para classificar quais materiais facilitam e quais materiais dificultam a passagem de corrente elétrica.

Quanto menor a resistividade do material melhor condutor elétrico este material será. De acordo com sua resistividade e preço de mercado o cobre é o condutor mais usado comercialmente.

Caso sejam mudadas as características dos condutores o aquecimento vai aumentar alem do suportado e neste momento acontece o derretimento da proteção plástica do cabo. Nas emendas de cabos existem um maior aquecimento pois nenhuma emenda possui as características mecânicas originais do cabo. Se bem executada a emenda o aquecimento extra será suportável e inclusive está previsto nos cálculos, caso a emenda não seja bem executada o aquecimento além de prejudicar a instalação vai aumentar o consumo de energia elétrica e seus gastos com conta de luz.

Resultado de imagem para Cabo queimado por aquecimento

Cabo queimado por aquecimento

 

No caso do chuveiro o que ocorre é que a corrente demandada para seu funcionamento é muito alta (normalmente em torno de 40A para uma instalação em 127V), inclusive é a mais alta de todos os equipamentos de uma residência. Caso o cabo que alimenta o chuveiro esteja sub dimensionado o aquecimento será muito alto e provavelmente o primeiro lugar onde será percebido este aquecimento será na emenda entre o cabo e o chuveiro.

Para que não haja derretimento é necessário ter uma instalação elétrica adequada, seguindo os padrões e critérios do projeto elétrico. O cabo deve ser bem dimensionado de acordo com a especificação da potência do chuveiro. O chuveiro deve estar ligado em um circuito próprio onde não deve conter mais nenhum eletrodoméstico ligado ou iluminação e o disjuntor corretamente dimensionado para evitar acidentes.

Com toda sua instalação bem dimensionada o próximo ponto importante é realizar a emenda através de conector apropriado de cerâmica. Este conector múltiplo é uma conexão eficaz que mais se aproximara das características mecânicas originais do cabo, diminuindo o aquecimento a níveis toleráveis.

Resultado de imagem para Conector porcelana

Conector de porcelana

 

Caso seja possível também é recomendável que se faça uma boa emenda e use estanho para unir os cabos, desta maneira também é possível que a emenda se aproxime muito de suas características originais visto que o estanho irá fundir os cabos.

Optando pela emenda com estanho deve se fazer uma isolação adequada usando se possível a a fita de alta fusão e em seguida uma camada de fita isolante, garantindo assim um proteção contra toque acidental evitando acidentes e curto circuitos.

Com estas dicas sua segurança e a segurança de sua instalação estarão garantidas e o seu problemas com emendas de chuveiro que derretem não irão novamente acontecer.

 

Fonte e credibilidade: https://www.mundodaeletrica.com.br/porque-a-emenda-do-chuveiro-derrete/