Precificação do para raio

Dependendo do tamanho do edifício, seja ele comercial ou residencial, o SPDA (Sistema de proteção contra descargas atmosféricas) se torna uma exigência legal. Entretanto, o que deixa muita gente insegura é a questão do para raio preço, afinal quanto seria necessário investir para estar de acordo com essa medida de segurança?

Vale lembrar que fenômenos da natureza podem acontecer sem aviso prévio. Ter a sua construção atingida por um raio, certamente ocasionaria prejuízos materiais muito maiores, além de colocar em risco a vida e a integridade das pessoas. Sendo assim, vale analisar qual empresa oferece o melhor custo X benefício para a instalação do seu SPDA.

Quer saber mais? Este artigo destina-se a fornecer informações úteis sobre a correta metodologia de precificação de sistema de SPDA ou para raio.

Nesse artigo iremos abordar os seguintes temas:

Análise de risco

Projeto de SPDA

Componentes do sistema de SPDA

Para Raio Preço

Análise de Risco de um para raio

Conforme a parte 2 da NBR 5419 da ABNT, são estabelecidos os requisitos para análise de risco em uma estrutura devido às descargas atmosféricas para a terra.

Esta Parte da ABNT NBR 5419 tem o propósito de fornecer as diretrizes para a avaliação de tais riscos. Uma vez que um limite superior tolerável para o risco foi escolhido, este procedimento permite a escolha das medidas de proteção apropriadas a serem adotadas para reduzir o risco ao limite mínimo tolerável ou abaixo dele.

NOTA: Usualmente, estes sistemas obedecem a regulamentos especiais elaborados por autoridades específicas. Vale se informar.

Projeto de SPDA

A parte 3 da NBR 5419 faz mais algumas considerações de um Projeto de SPDA, a saber:

“Quanto maior for a sintonia e a coordenação entre os projetos e execuções das estruturas a serem protegidas e do SPDA, melhores serão as soluções adotadas possibilitando otimizar custo dentro da melhor solução técnica possível. Preferencialmente, o próprio projeto da estrutura deve viabilizar a utilização das partes metálicas desta como componentes naturais do SPDA. 

A documentação do projeto de para raio deve conter toda a informação necessária para assegurar  uma correta e completa instalação. O SPDA deve ser projetado e instalado por profissionais habilitados e capacitados para o desenvolvimento dessas atividades.”

Um projeto bem elaborado é a única garantia que o cliente vai ter, ao contratar um serviço de SPDA, de que o sistema foi dimensionado corretamente. Existem muitas pessoas no mercado que não sabem dimensionar o sistema e justificam os critérios adotados pela sua “experiência”. Constantemente inspecionamos sistemas com problemas de aterramento e continuidade.

Por essa razão, o ideal é contratar uma empresa de engenharia especializada, que esteja registrada no CREA (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia) e que tenha, de fato, ao menos um engenheiro em seu quadro de funcionários. Pesquisar referências e buscar mais informações também ajuda você a fazer a melhor escolha.

Modelos de instalação de SPDA

Existem basicamente duas maneiras de executar o projeto de instalação de SPDA, a saber:

1º Opção – SPDA Estrutural

São utilizadas as estruturas da edificação para fazer uma descida natural do sistema. Isso reduz bastante o custo da instalação mas antes é preciso fazer a medição de continuidade do sistema para verificar se as estruturas existentes estão interligadas e possuem um bom aterramento que atenda a norma.

Resumidamente, embora trate-se de uma opção com custos mais baixos, nem toda construção estará apta a recebê-la. É aí que entende-se a importância de contar com profissionais especializados, que poderão fazer essa avaliação.

2º Opção – SPDA externo

Trata-se de uma opção praticamente isolada da estrutura do edifício. É necessário fazer a malha de captação superior, descidas cabeadas (aparentes ou embutidas caso seja viável) e anel inferior. Assim, o sistema como um todo não fica em contato com a estrutura. Essa opção normalmente é indicada quando há riscos à estrutura do edifício, em decorrência de uma descarga atmosférica real.

Importância do projeto de SPDA

Para ambas as possibilidades é necessário um projeto, pois um SPDA, também conhecido popularmente como para raios não possui um padrão para todas as edificações. Você pode usar diversos materiais, de diferentes espessuras conforme pode ser visto abaixo na Norma NBR 5419:

para raio preço

Com a execução de um Projeto padrão da RW, procuramos fornecer as soluções abaixo:

  • Evitar surpresas durante a execução reduzindo com isso custos, a RW Engenharia é também instaladora e conhece as dificuldades que surgem de projetos feitos por profissionais que não executam obra;
  • Desenvolver diferenciais competitivos;
  • Antecipar situações desfavoráveis;
  • Facilitar as decisões do responsável pela obra;
  • Aumentar o controle gerencial;
  • Reduzir o custo de execução;
  • Ajudar a comparar possíveis propostas.

Um projetista habilidoso consegue reduzir consideravelmente os custos das instalações, pois faz o cálculo dos materiais, visando sempre o melhor custo X benefício. Na maioria dos casos, os custos do projeto são absorvidos no correto levantamento e escolha de material. Uma empresa de engenharia competente saberá encontrar a melhor forma de baratear o projeto sem comprometer a qualidade.

Pela nossa experiência, podemos dizer que existe uma diferença muito grande em levantamento de custos sem projeto e obras executadas com projeto. É por isso que fazer o projeto com uma empresa para executar a obra com outra pode não ser uma boa ideia, especialmente se você precisa minimizar custos.  Isso porque estimar mão de obra é até possível com arquitetônico, mas conhecer os custos dos materiais somente é viável com o correto dimensionamento do sistema.

Resumindo: o ideal é contratar uma empresa especializada, que vai acompanhá-lo desde os primeiros passos do projeto, até a instalação e testes do mesmo. A RW Engenharia parte do zero, e entrega para você um projeto totalmente instalado, funcionando corretamente.

Componentes do sistema de SPDA

Os componentes de um sistema de proteção contra descargas atmosféricas basicamente são:

  • Condutores;
  • Condutores de cobre;
  • Condutores de alumínio;
  • Condutor Coberto por Chumbo;
  • Terminais;
  • Terminais de cobre;
  • Terminais de alumínio;
  • Suportes de cabos;
  • Equipamentos de ligação/conexão e fixação (abraçadeiras, grampos, alicate, etc…);
  • Caixa de Equalização;
  • Haste terra;
  • Solda exotérmica;
  • Suporte para mastro e sinalização;
  • Caixas de inspeção.

Lembre-se de que será necessário pagar por cada um desses itens e mais o serviço da empresa contratada. Daí a importância de contar com profissionais especializados que o ajudarão a escolher itens com menor preço e boa qualidade. Quando uma única empresa faz todo o procedimento, o projeto já é desenvolvido com base no que acontece na prática.

Para raio preço

Bem de posse das informações acima, entendemos que cada projeto possui diversas possibilidades e antes de qualquer “estimativa furada” é importante a execução da análise de risco, de modo a determinar o projeto que será necessário, lembrando sempre que ele é obrigatório em qualquer situação. Não podemos estimar um “limite” de valor que é aceitável pagar, sem antes saber a real necessidade da sua construção.

Para estimativa de custos, podemos dizer que em uma edificação com área de cobertura de até 400 metros quadrados, um projeto deve ficar ao custo aproximado de R$ 3.000,00. Isso não significa, por exemplo, que ele ficaria a metade desse valor em uma área de 200 metros quadrados. Como dissemos, assim como os sistemas são personalizados, a precificação também o é, já que se baseia nos itens utilizados, quantidades e na complexidade do serviço de instalação.

Fonte e credibilidade: https://www.rwengenharia.eng.br/para-raio-preco/