Principais tipos de Soquetes

O soquete, ou receptáculo, tem como função comportar uma lâmpada para que ela fique presa nesse dispositivo e levar a tensão necessária para que a lâmpada seja ligada, ou seja, o tipo encaixe da lâmpada. Existem diversos tipos de soquetes que são diferenciados por modelos e tamanhos das lâmpadas que comportam, que devem ser iguais.
📌 Tipo “E” (E27, E12, E40,…)Os soquetes que são indentificados pela leta E (homenagem a Thomas Edison, inventor da lâmpada) são para bases de lâmpadas incandescentes, halógenas, fluorescentes compactas ou LEDs. São de modelo de rosca, devido ao seu sistema de trava contra rotação acidental e recomendadas para iluminação residencial, como lustres, plafoniers, arandelas, abajures, etc. O número em seguida indica o diâmetro da base de encaixe da lâmpada, quanto maior o número , maior a lâmpada vai ser.Exemplo: A E27, modelo mais utilizado hoje em dia, tem o diâmetro de 27mm.
📌 Tipos “MR” e “GU” (GU10, MR11, MR16, AR70…)Os soquetes que são identificados pelas letras MR (Refletor Multifacetado) e GU são para lâmpadas dicróicas (refletoras), que possuem pinos. Assim como nos modelos de rosca, o número indica o diâmetro da base da lâmpada a ser utilizada. A diferença da dicroica com base GU10 para a MR16 é apenas que a GU10 não precisa de transformador, pois ela já é bivolt. Esse tipo substituiu os soquetes de tipo G/Gx para proporcionar uma melhor fixação, dando maior segurança à instalação do produto.
📍 Para Lâmpadas Fluorescentes Tubulares, utiliza-se dois soquetes(um em cada ponta), porém, hoje em dia já existem lâmpadas onde se necessita apenas de um.
📍 Verifique na embalagem de sua lâmpada as medidas certas, com tamanhos de soquetes diferentes, a sua lâmpada não acenderá.
📍 Existem adaptadores para soquetes, como por exemplo, um adaptador da E14 para a E27, E27 para E40 e vice versa.

Fonte e credibilidade: https://www.marmota.com.br/principais-tipos-de-soquetes