Aqui no Brasil, desde meados de 2011, a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) está estudando as regras que definem a troca de mais de 68 milhões de aparelhos medidores.
Os medidores inteligentes de energia são dispositivos eletrônicos que rastreiam e registram o uso elétrico de um cliente.
Em todo o mundo, as concessionárias de energia elétrica têm substituído os medidores analógicos (foto à esquerda), que fazem a leitura uma vez por mês, por novos medidores digitais inteligentes, que automaticamente capturam as informações sobre consumo e transmitem os dados de volta para as empresas de energia.
Aqui no Brasil, desde meados de 2011, a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) está estudando as regras que definem a troca de mais de 68 milhões de aparelhos medidores. Os novos medidores inteligentes são conectados à internet e também permitem, além da leitura, que as distribuidoras façam cortes e ligamentos de energia à distância, reduzindo custos. A troca deverá começar pelas grandes capitais. O gasto estimado para a troca nos próximos 10 anos é de US$ 6 bilhões.
Medidores inteligentes oferecem os seguintes benefícios e desafios para empresas de energia elétrica, clientes e meio ambiente.
Vantagens dos medidores inteligentes de energia
- Eliminação da leitura manual do medidor
- Monitoramento do sistema elétrico de forma mais rápida
- Torna possível a utilização de recursos energéticos de forma mais eficiente
- Fornece dados em tempo real útil para equilibrar cargas elétricas, reduzindom assim, as falhas de energia (apagões)
- Permite precificação dinâmica (aumentando ou diminuindo o custo da eletricidade com base na demanda)
- Evita a despesa de capital de construção de novas usinas
- Otimiza o rendimento, ajudando com os recursos existentes
Depois que a companhia elétrica instala sua infraestrutura completa de medição avançada, os aparelhos inteligentes podem beneficiar o cliente final.
- Oferece feedback mais detalhado sobre o uso de energia
- Permite o ajuste de seus hábitos para reduzir contas de energia elétrica
- Reduz apagões e falhas em todo o sistema elétrico
Os medidores inteligentes podem, em última análise beneficiar o meio ambiente, pois evitam a necessidade de construção de novas usinas que produzem poluição, reduzem as emissões de gases de efeito estufa de usinas de energia já existentes e também a poluição por veículos de leitores convencionais.
Desvantagens dos medidores inteligentes de energia
No entanto, como todo novo processo de tecnologia e inovação, a novidade tem seus prós e contras. Enquanto os medidores inteligentes apresentam as vantagens citadas anteriormente, eles também mostram desafios para empresas de energia elétrica, clientes e meio ambiente.
No caso da companhia elétrica, a transição para novas tecnologias e processos pode custar muito em termos de recursos, o que exige um compromisso financeiro a longo prazo para a adoção da nova tecnologia e do software relacionado. Além disso, é preciso gerenciar a reação do público e aceitação dos clientes aos medidores novos.
Gerenciar e armazenar grandes quantidades de dados de medição e garantir a segurança dos dados de medição são outras questões que as distribuidoras de energia vão enfrentar.
Já os consumidores devem ficar atentos à precisão do novo medidor e à privacidade de seus dados pessoais. A princípio, a adoção dos aparelhos não deve representar aumento na tarifa, mas é importante prestar atenção a taxas adicionais.
Fonte e credibilidade: http://www.manutencaoesuprimentos.com.br/conteudo/5713-pros-e-contras-de-medidores-inteligentes-de-energia/