Muitas pessoas possuem essa mesma dúvida que é saber o que difere as tomadas de 10 ampères para as tomadas de 20 ampères. A diferença está na sua potência, ambas possuem o mesmo padrão de pinos, já que todos os novos aparelhos estão sendo fabricados com esse padrão. O que difere além da potência, é o diâmetro das entradas que são diferentes. Para esclarecer todas as suas duvidas sobre esses assuntos apresentamos um super artigo para não deixar mais dúvidas sobre tomada de 10 ampères e 20 ampères.
Quando comprar um aparelho novo é preciso consultar o manual para verificar qual a amperagem necessária para o funcionamento daquele aparelho. Normalmente as pessoas se esquecem de verificar os aparelhos que funcionam tanto com 10 ampères e 20 ampères em que chave o aparelho está para que ele possa ser conectado à tomada correta, evitando que o aparelho queime ou que ocorra sobrecarga no sistema elétrico da sua residência.

Tomada de 10 ampères
Até 1000w a indicação para tomadas de uso normal residencial é para 10 ampères. Nela você poderá conectar a maioria dos plugues com 2 ou 3 pinos finos.
As tomadas de 10 ampères possuem modelos mais simples e podem ser utilizados na maioria dos equipamentos. As tomadas simples, ou seja, de 10 ampères servem para conectar televisores, rádios e outros equipamentos eletrônicos que são frequentemente encontrados na sala e nos quartos.
Tomada de 20 ampères
Já as tomadas de 20 ampères possuem uma carga mais reforçada, ideais para equipamentos que exijam uma capacidade maior. Normalmente esses equipamentos ficam localizados na cozinha e na área de serviço, em casos de equipamentos como escovas e pranchas profissionais precisam de uma tomada exclusiva no banheiro ou no quarto.
Se for acima de 1000w a indicação para tomadas é para 20 ampères. Nela você poderá conectar aparelhos que possuam plugues mais grossos de 2 ou 3 pinos, como por exemplo:
- Aparelhos de ar condicionado;
- Secadores de cabelo profissional (tem grande potência);
- Secadores de roupas;
- Microondas;
- Aspiradores de pó;
- Fogões elétricos;
- Estufas;
- Autoclaves (aparelho utilizado para esterilização de metais para uso cirúrgico e uso médico, como dentistas);
Observações importantes:
Os aparelhos que possuem os plugues mais finos também podem ser plugados em tomadas que sejam de 20 ampères, mas não esqueça que o espaço entre o plugue e a tomada ficará um pouco mais folgado.
Já os aparelhos que possuem os plugues mais grossos só podem ser conectados em tomadas de 20 ampères, para não haver riscos de curto-circuito em toda a instalação elétrica, por aquela tomada não estar preparada para a quantidade de ampères.
Se você possui apenas tomada de única amperagem em sua residência ou escritório e seus equipamentos não são compatíveis, saiba que o uso de adaptadores não é recomendado. Os adaptadores de tomadas de 20A não são homologados, ou seja, podem causar aquecimentos na rede. Por isso, se você está com problemas de amperagem é recomendado substituir os plugues e as tomadas em vez de optar por meios duvidosos.
Fonte e credibilidade:
http://www.portaleletricista.com.br/tomada/