Quando utilizar caixas de passagem em um projeto elétrico?

Quando utilizar caixas de passagem em um projeto elétrico?

Olá pessoal, tudo bem? Hoje vamos falar das principais funções de se prever uma caixa de passagem em um projeto elétrico. 

Iremos analisar em que casos inserir uma caixa elétrica, qual o objetivo e o que a NBR 5410:2004 recomenda. 

A instalação elétrica de uma edificação é, sem dúvidas, uma das etapas mais importantes da construção. Além de ser fundamental para o funcionamento integral do local, trata-se de um item extremamente delicado quando o assunto é segurança. Compreender a lógica por trás de cada item de segurança usado na instalação é importante para garantir que você  não terá dores de cabeça futuras. Confira agora o que é uma caixa de passagem elétrica, além de seus principais modelos e usos!

O que é uma caixa de passagem elétrica?

caixa de passagem elétrica é um equipamento utilizado para a instalação da rede elétrica de uma edificação. Por meio desse equipamento é possível realizar a passagem, derivação de cabos e o acesso às redes elétricas, de telefonia, dados e televisão. A caixa de passagem é um item essencial para garantir a segurança da rede elétrica.

A descrição de seu uso está presente na norma NBR-5410 (atualmente em revisão), que aborda a criação de instalações elétricas de baixa tensão, principalmente, em instalações prediais. A norma recomenda, então, o uso da caixa de passagem elétrica em casos como:

  • ponto da tubulação onde houver entrada ou saída de condutores. Exceto nos pontos de transição de uma linha aberta para a linha em eletrodutos, os quais nesses casos, devem ser rematados com buchas;
  • em todos os pontos de emenda ou de derivação de condutores;
  • sempre que for necessário segmentar a tubulação.

Para que serve a caixa de passagem?

A caixa de passagem de cabos e fios elétricos é usada para:

  • auxiliar na união e distribuição de fios e cabos;
  • fazer a ligação de fios em interruptores ou tomadas;
  • permitir emendas; 
  • realizar a mudança de direcionamento de fios e cabos;
  • subdividir uma instalação em partes de segundo grau e, consequentemente, facilitar a manutenção dos fios.

Tipos de caixa de passagem elétrica

Quanto à instalação, existem cinco tipos de caixa de passagem elétrica:

  • de embutir na parede;
  • de embutir no teto;
  • com espelho;
  • parafusada com porta;
  • de sobrepor.

1. Caixas de embutir na parede

As opções de embutir na parede são as mais comuns em obras residenciais. Nesses casos a caixa fica dentro da parede. São as principais opções para a instalação de tomadas e interruptores.Caixa-de-passagem-de-embutir-CPT20-Tigre

Caixa de passagem de embutir CPT20 Tigre (Foto: Acervo / Telhanorte)

2. Caixas de embutir no teto 

Existem também os modelos de caixa de passagem de embutir no teto, usados para a instalação de iluminação e ventilação de teto. 

3. Caixa com Espelho

Também são instaladas na parede, mas seu uso deve ser limitado à passagem dos fios condutores. caixa-passagem-tomada-espelho-modulo-eletrica-seguranca

A caixa de passagem é muito importante para a segurança elétrica da casa (Foto: Pró Reforma / Reprodução)

4. Caixa Parafusada com porta

Este modelo, na verdade, é mais um  tipo de caixa de passagem elétrica de embutir na parede, mas que pode também ser instalada no piso. Ele deve ser usado em pontos de emenda e derivação dos fios ou na separação entre as tubulações elétricas.Caixa-de-passagem-30x30cm-com-tampa-Tramontina

Caixa de passagem 30x30cm com tampa Tramontina (Foto: Acervo / Telhanorte)

5. Caixas de sobrepor

Ao contrário dos tipos de caixa de passagem elétrica que listamos acima, as caixas de sobrepor não ficam embutidas, mas sobre a parede.Caixa-de-passagem-de-sobrepor-CPT30-Tigre

Caixa de passagem de sobrepor CPT30 Tigre (Foto: Acervo / Telhanorte)

Geralmente elas só são usadas quando a caixa de passagem é instalada depois da edificação pronta e das paredes rebocadas. Isso acontece com mais frequência em casos em que é necessário refazer a estrutura elétrica da casa, devido a problemas e outros fatores. 

Dimensões da caixa de passagem elétrica

Você também encontra diferentes dimensões caixa de passagem elétrica. O modelo mais tradicional de caixa de passagem, que é usado para tomadas e interruptores é o 4cm x 2cm, entretanto, além dele também é possível encontrar:

  • 4cm x 4cm;
  • 10cm x 10cm;
  • 15 x 15;
  • 15,4cm x 11cm
  • 20 x 20;
  • 30cm x 30cm, entre outros. 

Em relação aos materiais, existem tipos de caixa de passagem elétrica com acabamento metálico ou PVC. Converse com seu eletricista e descubra qual é a melhor opção para a sua obra. Independente do tipo de caixa de passagem elétrica, é importante garantir a contratação de mão de obra qualificada e a compra de materiais resistentes de marcas confiáveis e com selo de qualidade.

A instalação da rede elétrica da sua casa é algo extremamente importante e vai muito além da estética, sendo necessário atenção redobrada para a garantia da segurança

Uma rede elétrica construída por bons profissionais e com materiais de qualidade tem uma vida útil longa, alcançando décadas de funcionamento, sem dores de cabeça. Redes mal instaladas podem causar trabalho desnecessário, mais gastos, além claro de acidentes graves como incêndios. 

Diferentes tipos de caixa de passagem elétrica para cada situação

Depois de conhecer os diferentes tipos de caixa de passagem elétrica é hora de conversar com o profissional que irá realizar o projeto e a instalação para a definição da lista de produtos que devem ser comprados para essa fase da obra.

Fonte e credibilidade: https://blog.telhanorte.com.br/caixa-passagem-eletrica-parede/