Os eletrodutos que também são chamados de conduítes, são dutos, que tem como seu objetivo proteger cabos e condutores que passam por uma
camada subterrânea, protegendo melhor uma instalação elétrica, considerando que o local requer uma maior proteção.
Os eletrodutos também possuem em sua composição a característica anti-chamas, evitando a propagação de incêndios causados por curto-circuítos. É um item de extrema importância ara garantir a segurança do local.
Segue abaixo alguns modelos de eletrodutos e suas aplicações!
• Eletroduto Flexível Corrugado e Plano
O modelo mais popular dos conduítes seria o flexível corrugado, normalmente feito em PVC, que é um material que possui propriedade e características de isolação térmica, isolação elétrica e isolação contra umidade. Normalmente são utilizados em paredes e locais que possuem instalações mais fáceis, os eletrodutos flexíveis corrugados são importantes em todo projeto elétrico!
Nessa linha de eletrodutos flexíveis ainda temos o plano que possui mesmas características que o corrugado!
Eletroduto Rígido
O eletroduto rígido é normalmente mais utilizado em pisos, lajes e superfícies concretadas, pois são mais resistentes à choques externos. Também são mais difíceis de manusear do que o conduíte flexível, porém por ser mais rígido é mais resistente.
Como escolher seu eletroduto?
O melhor caminho seria consultar as aplicações das normas técnicas da ABNT e confiar em produtos de qualidade, que cumpram as especificações técnicas necessárias para
garantir a segurança.
• Em todos os eletrodutos e conduítes, devem ser inseridos apenas condutores isolados, cabos multipolares ou unipolares, e somente em casos de aterramento deve se usar condutores nus, e ainda assim apenas em eletroduto isolante específico.
É importante tomar cuidado para não extrapolar a quantidade de cabos e fios dentro de um eletroduto, isso pode comprometer a segurança e bom funcionamento das rede elétrica.
Fonte e credibilidade: http://www.ilumisul.com.br/saiba-a-importancia-dos-eletrodutos/