Tabela de dimensionamento de eletroduto

Os eletrodutos acomodam os cabos pelas paredes de um instalação e são parte importante da infra estrutura elétrica ou seja a parte da instalação que propriamente não se utiliza da eletricidade para funcionar mas que faz parte da instalação elétrica. Todos os componentes que suportam, fixam e protegem cabos e outros componentes elétricos fazem parte desta infra estrutura como caixas, painéis, fixadores e etc.

Constituem uma parte relativamente barata da instalação elétrica sendo os primeiros itens da instalação elétrica a serem instalados e comumente os primeiros da lista de compras solicitada pelo eletricista. Talvez por serem, os eletrodutos, de preço relativamente baixo com relação a outros componentes da instalação elétrica é que sua importância é subestimada.

A NBR 5410 deixa bem claro que caso seja necessário, a utilização de eletrodutos, estes devem-se normatizados, existem diversas NBR’s específicas para cada tipo de eletroduto, tanto para eletrodutos de embutir quanto para eletrodutos de sobrepor. Existem basicamente três normas importantes sobre os eletrodutos:

  • NBR 15465 Sistemas de eletrodutos plásticos para instalações elétricas de baixa tensão – Requisitos de desempenho
  • NBR 5597 Eletroduto de aço-carbono e acessórios, com revestimento protetor e rosca NPT — Requisitos
  • NBR 5598 Eletroduto de aço-carbono e acessórios, com revestimento protetor e rosca BSP — Requisitos

Nas instalações elétricas residências o eletroduto mais comum é o tipo flexível corrugado. Fabricados normalmente em material PVC ou similar eles possuem um custo baixo e uma boa maleabilidade e são encontrados nas seguintes bitolas:

Tabela eletrodutos corrugados.

Seções normatizadas para eletroduto corrugados.

Dentro da NBR5444-Símbolos gráficos para instalações elétricas prediais é estipulado uma tabela para a conversão normatizada de polegadas para milimetro embasada na NBR5626-Instalação predial de água fria.

Tabela 1 NBR5444.

Tabela de equivalência entre polegadas e milímetros.

É extremamente importante o uso desta tabela para conversão pois a grande maioria dos eletrodutos são dimensionados em milimetro e em seguida devem ser encontrada sua equivalência em polegadas pois é nesta unidade de medida que os fabricantes disponibilizam os eletrodutos.

Existe um métodos matemático levando em consideração uma série de fatores para dimensionamento correto de um eletroduto. Desse modo é importante que se tenha os dados dos fabricantes dos condutores para um dimensionamento correto dos eletrodutos o que é confuso devido a grande quantidade de variações em fabricação de cabos.
No caso de instalações mais simples a tabela abaixo pode ser usada de modo a referenciar e simplificar o dimensionamento dos eletrodutos, esta tabela não é absoluta mas sua consulta é simplificada devido a facilidade de interpretação e pouca margem de erro.

Tabela para dimensionamento simplificados de eletrodutos.

Tabela de dimensionamento de eletroduto.

Esta tabela leva em consideração dois critérios, a quantidade de cabos em um eletroduto e a seção destes condutores. Para sua utilização basta selecionar a coluna contendo o número de cabos dentro do eletroduto em questão em seguida cruzar coma linha referente a seção dos cabos dentro deste eletroduto, a casa de interseção entre coluna e linha resulta no valor em polegadas do eletroduto adequado para comportar estes cabos.

Veja o exemplo:

Dois circuitos de tomadas de uso geral passando em um mesmo condutor, a coluna selecionada será a de 6 cabos, dois fases, dois neutros e dois terras, sendo um fase, um neutro e um terra para cada circuito. Os cabos utilizados para estes circuitos de acordo com o projeto são de 2,5mm².

Exemplo de dimensionamento de eletroduto.

Exemplo de utilização da tabela de dimensionamento de eletroduto.

Observando a interseção entre coluna e linha nota-se que o eletroduto adequado para suportar os dois circuitos do exemplo é um eletroduto de 1”.

Esta tabela já leva em consideração uma taxa adequada de ocupação para o eletroduto, e esta taxa é importante para garantir a temperatura adequada dentro do eletroduto bem como a facilidade de passagem de cabos e manutenção futura destes circuitos dentro do eletroduto.

Fonte e credibilidade: https://www.mundodaeletrica.com.br/tabela-de-dimensionamento-de-eletroduto/